Saiba mais sobre a nova interface do GA4 | Blog i-Cherry

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12 Setembro 2022
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GA4 - Explorando a Nova Interface 

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Quando falamos em interface de uma ferramenta que se propõe a substituir uma anterior existente, é inevitável fazer comparações e buscar as novidades visuais e operacionais oferecidas. Neste caso, vamos falar especificamente sobre a nova interface do Google Analytics, que chega na sua versão 4.  

Depois de 15 anos desde o lançamento da sua primeira versão, a ferramenta mais popular do mercado de análise de dados para site, agora vem com uma modelagem totalmente renovada em seu layout e na sua usabilidade, focando na integração de ambientes (web e app) e nas principais necessidades dos profissionais que se dedicam ao seu uso no dia a dia.  

Assim como no Universal analytics, a Home do Google analytics 4 possui uma interface de cards com os principais KPI’s. No entanto, no GA4 o ambiente deixa de ser um mero resumo de dados fixos e passa a ser um gerador de insights através de Machine Learning, a fim de trazer agilidade na identificação de problemas e oportunidades de uma forma mais visual. São exibidos por exemplo, uma área de relatórios recentes, o que facilita a visualização dos principais relatórios utilizados pelo usuário. 

Tipos de insights 

Como o foco da ferramenta está em gerar informação de forma ágil, o usuário consegue obtê-las também por meio dos Cards de Insights, no ícone (superior direita) e pela Caixa de Pesquisa. O Google Analytics 4, possui dois tipos de Insights: 

  • Insights automatizados: o Analytics Intelligence detecta alterações incomuns ou novas tendências nos seus dados e as mostra a você automaticamente, no painel de insights; 
  • Insights personalizados: você cria condições que detectam alterações importantes nos seus dados. Quando as condições são acionadas, você vê os insights no painel relevante e, opcionalmente, pode receber alertas por e-mail. Porém, existe uma limitação de criação, sendo possível criar até 50 insights personalizados por propriedade. 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo
Descrição gerada automaticamente Interface gráfica do usuário, Aplicativo
Descrição gerada automaticamenteInterface gráfica do usuário, Aplicativo
Descrição gerada automaticamente

 

Caixa de pesquisa 

A Caixa de Pesquisa é uma das grandes mudanças que que o Google implementou e que vai mudar a forma que o usuário irá buscar informação, onde conforme você digita, o Google Analytics dá sugestões para ajudar a encontrar informações, marcando em negrito a parte sugerida do texto. Com ela você pode: 

  • Procurar respostas instantâneas; 
  • Pesquisar relatórios, páginas de administrador ou insights; 
  • Buscar configuração de conta ou propriedade. 
  • Pesquisar o conteúdo de ajuda. 

No quesito de relatórios gerados pelo Google Analytics, é onde temos as maiores mudanças feitas pelo GA4, buscando facilitar principalmente o cruzamento de informações. São elas: 

Adicionar Comparação

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Com a função Adicionar Comparação, o GA4 facilita na segmentação e avaliação de subconjuntos dos dados para comparação, isso através de condições baseadas em dimensões e valores. Dessa forma não serão necessárias a criação de segmentos e a aplicação de filtros que utilizávamos nas propriedades do Universal Analytics. 

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Novo Modelo de Tabela 

Assim como na versão Universal, as tabelas permanecem nos relatórios do GA4, mas com um visual muito mais intuitivo para a filtragem ou cruzamento dos dados. A barra de avançado e dimensão secundária dão lugar para a caixa de pesquisar e o botão de adicionar (+), o que facilita em muito o dia a dia de analistas de dados. Além disso a barra de linhas e páginas foi colocada na parte superior da tabela, facilitando a troca de páginas sem precisar rolar quando nos deparamos com uma tabela de 5000 linhas. 

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Personalização do Relatório 

A liberdade em personalizar os relatórios foi a grande mudança na interface dos relatórios, priorizando as necessidades de visões e informações que o usuário deseja. Isso permite, por exemplo, que consigamos adicionar, alterar e excluir cards de gráficos ou tabelas. Além de visualizar, analisar e cruzar diferentes dados em uma única tela, dando fim ao trabalho de olhar diversas telas abertas no browser. 

Um ponto de atenção é que o usuário necessita possuir o papel de Editor na propriedade para personalizar os relatórios e cada propriedade pode ter até 150 relatórios personalizados. 

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Em geral podemos dizer que se as discussões de UX são tão importantes para o mercado de desenvolvimento e tecnologia, aqui fica bem claro que o Google pensou uma nova plataforma não apenas do ponto de vista técnico, com as mudanças nas coletas de dados atualmente existentes, mas também focou em dar liberdade e agilidade para seus principais consumidores, que são analistas, especialistas e cientistas de dados que usam diariamente a ferramenta como principal meio de trabalho. A autoridade aqui fica nas mãos destes profissionais que irão explorar e potencializar ainda mais as entregas possíveis que o Google Analytics poderá oferecer em sua nova e aguardada versão.  

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Esse artigo foi escrito pelos Analista de Dados Sênior: Florilson Santana e Moyses Nunes.

 

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