Confira as principais mudanças GAU x GA4 | Blog i-Cherry

Leticia Lutt

15 Agosto 2022
0 Comentários

Principais mudanças GAU x GA4

Com a divulgação da data de migração do GAU para o GA4, é importante ficarmos atentos às mudanças que essa plataforma passa a ter em relação ao atual Google Analytics Universal. A partir de Julho de 2023 começaremos a usar essa nova geração do Analytics. 

INFO

 

Aqui vão algumas informações importantes sobre o funcionamento do GA4:

Eventos 

Os eventos são uma parte fundamental para analisar a diferença de absorção e processo de informação entre o UA e o GA4. Os eventos do UA têm categoria, ação e rótulo, e ainda seu tipo de hit próprio. Já no GA4 cada hit é um evento próprio, sem distinção de tipos. Uma pessoa que visualiza a página, por exemplo, irá acionar um evento de page_view. Ou seja, o GA4 passa a não apresentar mais informações de categoria, ação e rótulo.  

Diferentemente dos relatórios do UA, o GA4 tem um leque maior de eventos coletados automaticamente, fazendo-se necessário a criação de poucos eventos customizados, e quando preciso, as possibilidades de parâmetros são mais flexíveis. Da mesma forma, a qualidade das informações coletadas por eventos foi aprimorada junto com sua passagem ao GA4.

Dimensões e Métricas personalizadas 

Enquanto no UA, dimensões e métricas customizadas são utilizadas para adicionar dados a eventos coletados, no GA4, os parâmetros de eventos já têm este propósito. E, nele teremos apenas os escopos de evento (parâmetros) e usuário (user property). Eventos, parâmetros de eventos e propriedades de usuário estão sujeitas às limitações de propriedade do GA4 as quais foram expandidas, podemos ver seguindo este link. 

Sessões 

O GA4 conta com algumas novidades, como o novo evento session_start que passa a contabilizar a sessão a partir do momento que o usuário interage com o app ou o Website. Sessões não serão reiniciadas à meia-noite ou quando recebem parâmetros de novas campanhas. 

As sessões são medidas a partir do primeiro evento (session_start) até o último evento disparado dentro da página, isso pode demonstrar um número maior de usuários ativos e mostrar informações mais acuradas sobre as sessões dos usuários. Uma vez que ao receber parâmetros de novas campanhas não se cria uma nova sessão, é possível que apareça um número menor de sessões no GA4 em comparação ao GAU. 

Metas x Conversão 

As conversões no GA4 se assemelham às metas do GAU, porém agora, elas são analisadas a partir da definição de um evento específico configurado. Enquanto o UA contabiliza apenas uma meta por sessão, no GA4, se o usuário acionar duas vezes um evento de conversão, contabiliza duas conversões. 

Para mais informações acesse os links: 

Leticia Lutt


Formada em Sistemas de Informação, Letícia é Programadora e Analista de Processos na i-Cherry há quase 5 anos. Atualmente coordena um dos núcleos da área de tecnologia do time de Martech. Baterista, pianista, modelo e apaixonada pelo mundo Google com todas as ferramentas de implementação e análise de dados.

Deixe seu comentário