Fluxos de dados no GA4: Como funcionam? | i-Cherry

Thomaz Sato

29 Junho 2023
0 Comentários

Ao entrar em uma propriedade do GA4 você vai se deparar com uma nova estrutura hierárquica de conta. Nas propriedades do Universal Analytics estávamos acostumados a trabalhar com contas, propriedades e vistas. E agora, na nova versão da ferramenta, a história é um pouco diferente. 

Atualmente contamos com a seguinte estrutura de conta:

  • Conta
  • Propriedade
  • Fluxo de Dados

Fluxo de dados

Sabemos lidar com contas e propriedades, mas o que é e para que serve um fluxo de dados? O fluxo de dados é o responsável por enviar os dados coletados no seu site ou app para o GA4. Em cada propriedade podemos criar até 50 fluxos (Web ou app) porém com um limite de 30 fluxos para aplicativos (iOS ou Android).

Dentro do fluxo de dados você tem disponível as seguintes configurações:

  • Ativar e configurar os eventos da métrica otimizada 
  • Modificar eventos e parâmetros que estão sendo recebidos pela sua propriedade
  • Criar novos eventos com base em eventos coletados pela propriedade
  • Configurar o Cross Domain 
  • Definir tráfego interno 
  • Excluir referências indesejadas
  • Ajustar o tempo de sessão

Ao criar um fluxo de dados um snippet de código é gerado automaticamente e pode ser adicionado ao seu site ou app para que a propriedade comece a receber dados. Caso opte por excluir algum fluxo, o GA4 irá preservar os dados históricos mas não irá processar novos dados. Além disso, você não conseguirá usar o fluxo como filtro de dados nos relatórios da ferramenta.

Como criar um fluxo de dados:

  1. Na página de Administrador clique em Fluxos de Dados 
  2. Clique nas opções que correspondem ao fluxo de dados desejado: iOS, Android ou Web.

iOS ou Android

  1. Insira o nome do pacote, o nome do aplicativo e no caso de app iOS, o ID da Apple Store e clique em Registrar App.
  2. Prossiga para as próximas etapas para realizar o download do arquivo de configuração e após a implementação do SDK, validar se o app se comunica com os servidores do Google. Também é possível realizar a configuração do app posteriormente.

 

Existe a possibilidade de fazer a vinculação de aplicativos utilizando o Firebase. Dentro do Firebase prossiga com a vinculação com o GA4 informando a propriedade que deseja criar o fluxo de dados e ele será criado automaticamente na propriedade escolhida.

Web

  1. Insira a URL do site sem os caracteres “https://” e o nome que deseja cadastrar o fluxo. 
  2. É possível configurar os eventos da Métrica Otimizada, ativando ou desativando os eventos que deseja. 
  3. Clique em Criar Stream.


Agora que você já sabe configurar um fluxo de dados, entre na sua propriedade e cadastre agora mesmo! A virada do GA4 para clientes stardard está próxima. 

 

Tem dúvidas em como configurar sua propriedade GA4 para o futuro próximo? Entre em contato com nosso time de especialistas e lhe daremos todo o suporte necessário.

Thomaz Sato


Estudante de Sistemas de Informação, Thomaz atualmente é programador de Data Analytics na i-Cherry há quase 4 anos e já participou de diversos projetos com grandes clientes. Amante de esportes como futebol e basquete, também é engajado com novidades no mundo da tecnologia.

Deixe seu comentário