Por Dora Oliveira
O Google Analytics 4' (anteriormente chamado de propriedade App + Web) chega trazendo recursos importantes para o dia a dia dos profissionais de Marketing.
De olho na constante mudança do mercado e com base numa pesquisa da Forrester Consulting, o Google observou que uma das principais necessidades dos profissionais de marketing é melhorar o uso de análises e que as soluções existentes geralmente não têm uma visão completa do cliente. E como resposta, trouxe o Google Analytics 4:
“Para ajudá-los a obter um melhor ROI de seu marketing a longo prazo, estamos criando um novo e mais inteligente Google Analytics que se baseia na propriedade App + Web que introduzimos na versão beta no ano passado. Ele tem o aprendizado de máquina em seu núcleo para revelar insights úteis automaticamente e fornecer a você um entendimento completo de seus clientes em todos os dispositivos e plataformas.”
Pontos mais relevantes
Insights mais inteligentes que usam aprendizado de máquina para identificar tendências
Usando os modelos de aprendizado de máquina (machine learning) avançados do Google, o novo Analytics irá alertá-lo automaticamente sobre tendências significativas em seus dados. Essa função vai ajudar inclusive a antecipação de ações futuras que seus clientes possam realizar, calculando probabilidades que podem ajudar a focar em públicos de mais valor, por exemplo.
O Google Analytics 4 mede as interações na web e em aplicativos, ou seja, você terá uma visão completa das visualizações engajadas do YouTube que ocorrem no aplicativo e na web, por exemplo.
Com essa visão holística fica mais fácil e ágil criar públicos mais segmentados e automaticamente acioná-los através dos canais de mídia com mensagens relevantes – unindo isso aos pontos anteriores, será rápido agir para melhorar o ROI.
Dados centrado no cliente
O Google Analytics 4 traz uma evolução da medição fragmentada por dispositivo ou plataforma para uma medição centrada no cliente.
O Google usará desde IDs de usuário fornecidos pelo profissional de marketing a sinais exclusivos do Google para entregar uma visão mais completa de como seus clientes interagem com sua empresa. Mesmo que seu cliente tenha começado a jornada na web e terminado no aplicativo, será possível relacionar esses dados e gerar análises e insights mais inteligentes e relevantes para seu negócio.
Controles de dados mais granulares
LGPD, Cookieless, o novo Analytics foi projetado para se adaptar a um futuro com ou sem cookies ou identificadores.
As empresas e os profissionais terão controles de dados mais granulares na nova versão do Google Analytics. Esses controles poderão ser usados para gerenciar como os dados são coletados e retidos e também especificar como os dados devem ser usados para publicidade. Como escolher o momento para usar os dados do cliente para otimizar os anúncios e quando limitar o uso dos dados apenas para medição, são alguns dos exemplos.
Como falamos no início, a versão Beta passa a ser oficial e o Google Analytics 4 é agora a experiência padrão para novas propriedades – é onde o Google investirá em melhorias futuras, como foi oficializado por eles. Portanto, nossa recomendação é que você crie sua propriedade Google Analytics 4 e comece a descobrir na prática todas essas novidades.
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