Fim do Google Optimize | i-Cherry

Liz Khury

09 Maio 2023
0 Comentários

Google Optimize é uma ferramenta que foi lançada há 5 anos e permite otimizar sites através de experimentos e determinar a melhor experiência para os usuários. Ela é a única ferramenta de experimentação que possui uma versão gratuita disponível, sendo a paga o Google Optimize 360.
A partir de 30 de setembro de 2023 o Optimize não estará mais disponível, e experimentações e personalizações poderão ser feitas apenas até essa data. O encerramento da ferramenta pode afetar diversas empresas que a utilizam para realizar experimentações para otimizar a experiência dos seus sites.

Por que o Google está encerrando o Optimize?

Segundo o Google, a descontinuidade do Optimize acontecerá, pois, atualmente a ferramenta não possui as funcionalidades e serviços solicitados pelos clientes, portanto optaram por investir em uma solução que possa contribuir com os clientes de forma mais efetiva.

Essa solução consiste na integração entre ferramentas de experimentação de terceiros e o Google Analytics 4 (que será a versão definitiva do GA a partir de 1 de Julho de 2023, com o fim do Universal Analytics) através de API.

Quais são as opções agora?

O próprio Google divulgou uma lista com 3 ferramentas de testes com as quais eles estão colaborando para realizar integrações, sendo, até o momento, as seguintes ferramentas:

AB Tasty

Optimizely

VWO

Utilizo o Optimize, e agora?

A recomendação é, até o dia 30 de setembro, fazer o download dos dados históricos de testes no Optimize, pois haverá a possibilidade de migrar estes dados para as ferramentas de terceiros. Para saber como fazer o download dos dados, basta seguir as orientações do Google. Também é possível acessar os dados históricos brutos através da API Analytics Data.

Clientes que possuam um contrato do Google Optimize 360 poderão utilizar a ferramenta até a data de encerramento, e não serão cobrados após ela.

Como a i-Cherry está lidando com isso?

A área de CRO utiliza diariamente a ferramenta para rodar experimentos e identificar otimizações nos sites dos clientes. Desde o primeiro dia após o anúncio do Google, estamos conversando e validando todas as ferramentas de terceiros sugeridas pelo Google para decidir qual delas substituirá o Optimize no dia a dia da área, e também será recomendada para os clientes que possuem contrato do Optimize 360. Estamos atentos e sempre preparados para melhor conduzir o negócio dos nossos clientes.

Liz Khury


Coordenadora de CRO na i-Cherry, com mais de 8 anos de experiência em marketing digital e performance nos ambientes mais diversos, desde startups a banco, já passou por clientes dos setores de telecom, educação e varejo. Apaixonada por encontrar oportunidades de melhoria em experiências e estratégias digitais.

Deixe seu comentário