Também conhecidas como etiquetas de título, subtítulos ou intertítulos, heading tags são recursos de formatação em HTML que ajudam organizar um texto. Úteis para os leitores, afinal demarcam separação e ordenação de um texto em blocos, elas também auxiliam o Googlebot a entender melhor o seu conteúdo.
Este é um elemento importante em uma estratégia de SEO e nós contamos tudo sobre H1, H2, H3 (e por aí vai), quando usar cada uma delas, se podem se repetir na mesma página e se existe uma ordem correta para se usar cada formatação.
Sem arrodeios, as heading tags servem para organizar melhor o seu texto, indicando a. Tratam-se de etiquetas HTML de título e vão do H1 ao H6 para indicar a importância de cada seção do conteúdo:
Apesar de existirem seis níveis, não é obrigatório usar todos eles em uma mesma página. A lógica aqui é usar sempre o que for necessário.
Como não há um mínimo ou máximo indicado, uma boa dica é usar o que for preciso para organizar o texto e reforçar palavras-chave. Um H2 sempre ajuda a quebrar um “paredão” de texto, então você pode ter isso em mente na hora de escrever um blog post para melhorar a escaneabilidade do conteúdo.
Em páginas que não são posts, o uso de H2 a H6 segue a mesma lógica, com a formatação podendo ser aplicada a menus e submenus a fim de organizar a informação da página de forma hierárquica conforme necessário.
Usar heading tags de forma correta traz vantagens significativas para o SEO de um site. Confira os principais benefícios:
Usar heading tags é importante numa estratégia de SEO de conteúdo, mas mais importante que isso é usá-las corretamente. Os números ao lado de cada H não são à toa e já contam um pouco sobre a hierarquia, então esse é um processo bastante simples e intuitivo, como veremos na imagem a seguir:
Usando a classificação taxonômica como base, a imagem acima explica rapidinho a lógica:
Resumindo: nunca repita H1, nunca use um H3 sem um H2 antes dele e repita quantos H2 (ou H3, H4, H5 e H6) forem necessários para estruturar e organizar bem o seu texto.
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Outro ponto importante é que heading tags (<h1>, <h2> etc.) e a formatação negrito (<strong> ou <b>) não são a mesma coisa. Visualmente até podem ser parecidos, afinal geralmente as etiquetas de título aparecem negritadas no ar, mas em termos de semântica HTML são elementos distintos e têm funções diferentes.
O Google não vai entender a formatação em negrito como elementos subordinados, por exemplo, então eles não vão ter a função de “educar” o robô do buscador a respeito de como o seu texto está estruturado.
O negrito tem outra ótima função no texto: ele pode destacar trechos importantes para facilitar a leitura dinâmica, por exemplo.
Vale lembrar aqui que formatação de heading tags e tamanho de fonte são coisas distintas. No ar, é interessante que um H3 apareça “menor” que um H2 até para facilitar a identificação visual dessa hierarquia, mas apenas mudar o tamanho da fonte não é a mesma coisa que formatar como H2, H3 e assim por diante.