– Por Amanda Lira
Black Friday: como potencializar sua estratégia com SEO?
Sumário em 30 segundos
- A Black Friday é uma ótima oportunidade para empresas que possuem presença digital;
- As estratégias de SEO são fundamentais para marcas ganharem destaque frente à concorrência;
- Estudar mercado com antecedência e ter uma página promocional são partes da estratégia orgânica;
- A aplicação das boas práticas de SEO auxilia na redução de custos com publicidade, trazendo tráfego orgânico para o site.
A Black Friday inaugura a temporada de compras de fim de ano com promoções extremamente atrativas. A data surgiu no Estados Unidos e ocorre na última sexta-feira de novembro em diversos países, incluindo o Brasil. Neste dia, as empresas oferecem 24 horas de descontos generosos para os clientes – por isso, muitos consumidores aguardam a data para adquirir produtos. Algumas marcas, inclusive, aproveitam a atenção e ampliam as ofertas para uma semana ou um mês (Black Week e Black Month, respectivamente).
De acordo com os dados do Think With Google, 99% dos brasileiros conectados já conhecem o termo “Black Friday” e 70% já compraram algum produto na data. Prova disso, é que o varejo online brasileiro faturou mais de R$ 3,2 bilhões com a edição de 2019, segundo o instituto EbitNielsen (23,6% a mais em relação a 2018).
Para 2020, a expectativa de vendas é ainda melhor do que a do ano passado, principalmente no contexto de Covid-19, conforme revela pesquisa realizada pela área de Inteligência de Mercado da Globo: 69% dos entrevistados deixaram de fazer compras durante a pandemia e 51% dos que possuem a intenção de aproveitar as ofertas devem priorizar marcas que tiveram ações positivas nos últimos meses. Além disso, 55% acreditam que a Black Friday será a melhor época do ano para compras.
Fonte: https://gente.globo.com/muito-alem-da-black-friday-2020/
Considerando a redução na circulação de pessoas em lojas físicas, podemos apostar no digital como principal canal de vendas para 2020. Para as marcas, isso significa mais competição online e, consequentemente, mais investimento em publicidade. E é por isso que incluir SEO no planejamento tornou-se ainda mais importante – o posicionamento orgânico no Google representa economia para as empresas e mais presença de marca na principal ferramenta de busca dos brasileiros.
Otimizando o site para cada fase da Black Friday
Oficialmente a Black Friday dura 24h, mas as marcas precisam estar preparadas para gerenciar uma estratégia com começo, meio e fim. As ações que antecedem a Black Friday são fundamentais para gerar lembrança de marca, influenciando a decisão de compra durante as promoções. Já as ações pós-campanha fortalecem o relacionamento com o consumidor, aumentando o engajamento com ofertas futuras.
Confira abaixo as recomendações de SEO para cada etapa:
- Antes do evento: fazer o estudo de mercado e a criação ou otimização da página principal da campanha antecipadamente para ter maior relevância nas pesquisas do Google na semana de ofertas;
- Durante o evento: os usuários buscam promoções imediatas, por isso a página oficial deve ser atualizada com as ofertas e disponibilidade de estoque. Além disso, é necessário revisar meta tags (título e descrição) com call-to-actions atrativos;
- Após o evento: a página ainda poderá ser encontrada através de links em redes sociais ou busca orgânica, por isso é fundamental direcionar os usuários para outras campanhas do site. A URL deve permanecer ativa após o encerramento das ofertas, mantendo a relevância da página para o ano seguinte;
Saiba mais sobre estratégias de SEO.
10 insights para o planejamento de SEO:
Confira as dicas dos especialistas de SEO da i-Cherry para Black Friday:
1 – Entenda QUANDO começam as buscas
Para que seu site tenha destaque na página de resultados de busca (SERP), é preciso antecipar a criação de páginas sazonais, pois o Google pode levar um tempo para rastrear e localizar novos links.
O gráfico abaixo foi extraído do Google Trends, ferramenta para consulta de tendências de busca orgânica. A imagem apresenta o interesse de pesquisas incluindo o termo “Black Friday” em 2019 – nela, é possível notar que as pessoas começam a buscar pelo tema a partir do dia 20 de outubro. Ou seja, cerca de um mês antes do dia oficial de ofertas.
Isso significa que além do período de aprendizado do Google, também é fundamental considerar o comportamento do consumidor, aproveitando consultas antecipadas e menor concorrência para construir lembrança de marca.
2 – Entenda COMO acontecem as buscas
É fundamental criar conteúdo com base nas palavras utilizadas nas buscas. Não existe “receita de bolo” para aplicação, mas elas ajudarão a compreender que tipo de informação os consumidores querem ver da página.
Esse estudo pode ser feito também através das seguintes ferramentas:
- Keyword Planner
- Ubbersuggest
- Página de resultados de busca do Google (avaliando a concorrência)
3 – Analise os concorrentes
Aproveite os estudos de busca para identificar seus principais concorrentes diretos ou indiretos. Analise seus conteúdos, comunicação utilizada, estrutura de página e estratégia de mídia.
4 – Crie um ecossistema integrado
O estudo de tendências de busca poderá auxiliará o time de mídia na compra de palavras-chave em campanhas de Search e criação dos anúncios. Por isso, é fundamental integrar as disciplinas para que a experiência de consumo seja completa: os acessos orgânicos podem render listas de remarketing, por exemplo, resgatando usuários que já visitaram a página. Já as redes sociais podem incentivar a procura por termos específicos no Google presentes em sua campanha, destacando sua marca frente aos concorrentes.
5 – Crie uma página completa
Páginas de Black Friday normalmente possuem muitos links para produtos e outras páginas relevantes. Por isso, planeje a estrutura com cuidado, levando as páginas concorrentes em consideração, além das dicas abaixo:
- Conteúdo com base nas palavras-chave coletadas;
- Principais promoções por categorias do site;
- Links para páginas de produtos específicos da campanha;
- Links para posts do blog (Reviews de produto, por exemplo);
- Vídeo promocional;
- Campo de busca para encontrar produtos com facilidade.
6 – Produza conteúdo otimizado
Sem conteúdo otimizado, o Google e os consumidores não conseguirão identificar sobre o que a página se trata, prejudicando o ranqueamento. Por isso, invista um tempo para trabalhar nos textos.
De acordo com as boas práticas de SEO, uma página de Black Friday deve conter os seguintes elementos:
- Data da Black Friday e informações sobre as ofertas;
- Cronômetro com contagem regressiva;
- Área de retenção de e-mail para usuários que desejam receber promoções;
- Título e descrição da página principal atualizados conforme as tendências de busca;
- Conteúdo informativo sobre o que é Black Friday;
- FAQ com principais dúvidas sobre entrega, condições especiais e devolução de produtos (dica extra: aplicar dados estruturados ajuda a destacar essas informações no Google).
Para transformar o site em um verdadeiro universo Black Friday e tornar sua estratégia ainda mais consistente, todas as páginas relacionadas precisam se comunicar através de links internos que auxiliam tanto o usuário, quanto o Google a navegarem entre elas.
7 – Informe o usuário sobre a Black Friday
Incentive seus consumidores a acessarem seu site durante a Black Friday, despertando interesse com spoilers de promoções e uma comunicação ativa e integrada. Confira algumas dicas:
- META TAGS: São a porta de entrada do usuário até o site, portanto, é preciso deixar bem claro que a página é sobre a campanha. Esse ajuste pode ser decisivo para o usuário escolher sua marca no Google e não a do concorrente.
- E-MAIL MARKETING: Quanto mais tráfego direto seu site tiver, melhor será o desempenho orgânico para pesquisas sem marca. Isso porque o Google entende que sites com credibilidade geralmente performam bem entre as primeiras posições do Google. Por isso, crie aproveite sua base de contatos para antecipar informações sobre a campanha e enviar ofertas personalizadas durante a data.
- MÍDIA: Desperte a curiosidade dos usuários antes da Black Friday. Assim, no dia das ofertas sua marca será lembrada e priorizada na SERP.
- BANNER: Utilize banners atraentes da campanha na home do site e nas principais páginas. Essas imagens normalmente ficam no topo e são os primeiros elementos vistos pelo usuário, atraindo cliques.
8 – Realize a manutenção da página
Durante o período de promoções, a tendência é que o site receba mais acessos do que a média diária. Por isso, é fundamental cuidar das vitrines de produto com atenção redobrada.
Tenha em mente também que a velocidade de carregamento do conteúdo conta muito para a experiência do usuário. De acordo com pesquisa realizada pelo Web Hosting Rating (2019), 40% dos consumidores tendem a abandonar uma página que leva mais de três segundos para carregar. Além disso, 79% dos compradores insatisfeitos com a performance do site acabam não voltando a comprar da marca. Ou seja, se você planeja estar na primeira página do Google, considere uma revisão de velocidade antes da campanha.
9 – Mantenha a página sempre atualizada
O conteúdo da página deve ser atualizado imediatamente após o encerramento das ofertas. Revise as meta tags, deixando claro que a campanha já acabou, altere banners com datas passadas e remova a comunicação de Black Friday dos produtos.
10 – Crie conteúdos posteriores
Para não perder a relevância conquistada durante o tempo da campanha, pode-se manter a URL criada para a Black Friday mesmo após a data. Vale lembrar que o conteúdo e os links devem ser atualizados que o usuário sempre encontre informações relevantes, mesmo fora de época. Por exemplo:
- Textos explicativos sobre a data;
- Formulário para captação de contatos de clientes interessados na próxima Black Friday;
- Links e banners atraindo o usuário para outras promoções/campanhas;
- Title e Description mencionando a data do ano seguinte.
Confira outros insights e estratégias orgânicas para a Black Friday na LIVE do projeto Mirum Talks: mediada por Alexandre Kavinski, fundador da i-Cherry, com a participação de especialistas de SEO do grupo Mirum, Joana Rocha, Leonardo Cabrera (Agência Mirum) e Matheus Teixeira (i-Cherry).