Desvendando estratégias de sucesso do SEO de grandes varejistas | i-Cherry

Diogo Salsa

08 Agosto 2023
0 Comentários
Diante das inúmeras possibilidades de otimização, a dúvida que mais ouvimos em nossas conversas de negócios para SEO, é “Quais são as melhores práticas de e-commerce e o que eu devo priorizar no meu projeto?”

Por isso, convidamos o time de SEO da i-Cherry para nos ajudar, e a abordagem escolhida para estruturar a resposta foi: “Vamos observar o que há de melhor em alguns dos grandes varejistas no Brasil e porque eles se destacam no ambiente de buscas orgânicas.”

Analisamos, portanto, as estratégias de Mercado Livre, Shopee, Magazine Luiza e Casas Bahia, que apenas no mês de junho de 2023, somaram cerca de 185 milhões de acessos orgânicos.

É inegável que para manter um volume consistente de visitas orgânicas é necessário um conjunto de técnicas avançadas e combinadas. Portanto, escolhemos compartilhar um destaque de cada site.

A proposta é fornecer um guia com a melhor combinação de estratégias de otimização que qualquer e-commerce pode adotar e se beneficiar dos resultados que elas promovem.

Mercado Livre - Ficha Técnica dos Produtos

Cerca de 70% dos acessos orgânicos do site começam em buscas sem qualquer referência à marca, sem qualquer referência à marca. Isso mostra que, apesar de ser muito popular entre os brasileiros, o usuário tende a acessar mais o Mercado Livre quando está buscando algo específico. Desta forma, a área de buscas do site é o principal meio de entrada orgânica dos usuários, correspondendo ao destino de 82% das visitas não pagas.
Para explorar esse cenário, além de um mecanismo de busca interna muito bem estruturado, o Mercado Livre apresenta páginas de produtos extremamente detalhadas, fornecendo ampla informação sobre as características e especificações técnicas dos itens.

Este tipo de informação traz confiança e mais clareza do que o produto é e se ele irá corresponder às expectativas do consumidor que o está buscando.

 

A estrutura desta página também joga a favor de todos. O layout é simples e direto, possibilitando além de uma leitura rápida e funcional, maior velocidade de carregamento da página, o que certamente contribui na classificação que o buscador realiza antes de decidir qual página exibir para cada busca.

Imagem1 (2)

 

Magazine Luiza - Estrutura de Links Internos

O site da Magazine Luiza possui uma estrutura de troca de links entre páginas que é perfeitamente otimizada.
As páginas de categoria direcionam links para o blog, que por sua vez, possui links de retorno, de forma equilibrada. As páginas de produtos também estão interligadas, assim como a página inicial, que oferece uma ampla lista de opções para a navegação interna. Essa tática, quando realizada de maneira planejada e cuidadosa, contribui diretamente para a eficácia e relevância da estratégia de otimização.

O segredo dessa abordagem é evitar o excesso.

O uso exagerado de links entre páginas pode confundir tanto o usuário quanto os mecanismos de busca. Portanto, a chave para a relevância na estratégia de links internos, que o Magalu realiza muito bem, é o equilíbrio.

A combinação dessas boas práticas, em conjunto com a correspondência de páginas de buscas para pesquisas long-tail, faz com que os acessos iniciados com consultas sem a marca, correspondam a cerca de 80% dos acessos orgânicos da Magazine Luiza.

Analisando a relação entre as páginas de buscas e as de categoria, podemos entender que o alto número de acessos para palavras-chave sem marca se deve principalmente à capacidade que o site tem de atender, com páginas bem específicas, à consultas únicas feitas pelos usuários. É o que chamamos de long tail. A seguir, um exemplo de página de busca que corresponda a um termo de calda longa:

Imagem2 (1)

O uso dessa estratégia faz com que o site consiga ampliar a cobertura, fornecendo ao buscador, o conteúdo que apenas as páginas de categorias não seriam capazes de entregar de forma tão otimizada.

E uma vez criadas, essas páginas exclusivas ganham força e relevância, sendo impulsionadas pela estrutura de links internos.

Imagem3 (1)

 

Shopee - Estratégia de Preço e Experiência

O fenômeno chinês que acumula quase 800 milhões de acessos orgânicos nos últimos dois anos, também possui alta participação de buscas non-branded e tem em suas páginas de buscas o maior volume de exibição para resultados no Google. São mais de 90% dos acessos.

Algo muito eficiente que o marketplace faz é a atualização dos links sazonais no menu.

A cada semana, esses links são substituídos por outros mais relevantes no momento.

Imagem4 (1)

 

No entanto, o que mais atrai as pessoas ao site é o custo-benefício, utilizando alavancas que trabalham os seguintes elementos:

  • preço competitivo
  • boas condições de frete
  • prova de produtos em avaliação
  • cupons disponíveis todos os dias
  • contadores de término das ofertas
  • páginas promocionais brincando com datas que possuem números iguais (ex: 08/08, 06/06)

Entre outras mecânicas de engajamento e retenção, essas abordagens combinadas, fazem com que o e-commerce se sobressaia de maneira positiva perante os consumidores e, consequentemente, informam ao algoritmo dos buscadores que aquele site responde às expectativas de quem está buscando seus produtos. Ou seja, é relevante.

A Shopee deixa evidente em sua estratégia orgânica, que SEO não é apenas um conjunto de otimizações técnicas na plataforma. Ao olhar para a experiência do consumidor e se destacar oferecendo uma navegação que evidencie seus diferenciais, além de responder às expectativas das buscas, cria relevância para a marca, fidelizando e engajando consumidores que passam a querer acompanhar estas novidades, para não perderem as boas oportunidades. O famoso FOMO - fear of missing out (medo de perder).

Casas Bahia - Prova Social

A página de buscas das Casas Bahia também justifica boa parte do tráfego orgânico do site, sendo 76% dos acessos não pagos, enviados diretamente para os resultados de pesquisas internas no e-commerce. Embora a estratégia de SEO deste player ainda esteja aquém dos concorrentes, o ponto positivo está na riqueza visual da página de produtos e na apresentação das avaliações dos compradores.

Ao explorar as avaliações de usuários comuns, o site faz uso de uma técnica chamada prova social. Ela funciona como uma garantia, aos novos consumidores, de que pessoas reais estão compartilhando suas experiências naquela compra.

A prova social auxilia nos pilares de autoridade, visibilidade e confiabilidade para conquistar o consumidor, que por vezes, só precisa de um “empurrãozinho” para tomada de decisão e o fechamento da compra.

Tecnicamente, estes são os pontos essenciais para compor as avaliações em uma página de produto: 

  1. Média de notas e recomendação do produto
  2. Priorização de avaliações com imagens e vídeo 
  3. Organização por filtro
  4. Avaliação dos usuários
  5. Avaliações em destaque

Imagem5 (1)

Nas páginas de produto das Casas Bahia, ainda há uma área em que os usuários podem fazer perguntas sobre o item. Além do benefício para o usuário, as perguntas e respostas ajudam no posicionamento das palavras-chave da página.

imagem6 (1)

Em conclusão, ao analisarmos as estratégias de SEO adotadas pelos gigantes do e-commerce, fica evidente que o sucesso orgânico não é resultado do acaso, mas sim do planejamento e da aplicação inteligente de técnicas específicas.

Além disso, esses insights nos mostram que o SEO não é apenas uma questão técnica, mas também uma busca incessante para atender às expectativas dos usuários e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Por fim, reforçamos que nossa equipe de especialistas em SEO da i-Cherry está pronta para auxiliar sua empresa na aplicação dessas estratégias, para avaliar e solucionar fatores técnicos ou explorar outras táticas de negócio. 

Os dados mencionados neste material foram retirados de ferramentas de estimativa de tráfego orgânico, como SEMRush e Similarweb.

Ficha Técnica

  • Diogo Salsa, SEO Manager
  • Vinicius Stanula, SEO Specialist
  • Vitor Cruz, SEO Analyst
  • Bárbara Medeiros, SEO Analyst
  • Naiara Cardoso, SEO Assistant
Diogo Salsa


Atuo na área de SEO há mais de 10 anos nos quais já atendi marcas de diferentes segmentos como varejo, tecnologia, saúde, telefonia entre outros. Dentre os projetos destacam-se sites como Americanas, KaBuM!, Riachuelo, AVON, Hering, Riachuelo, TIM, iCarros e projetos internacionais.

Deixe seu comentário