Por isso, convidamos o time de SEO da i-Cherry para nos ajudar, e a abordagem escolhida para estruturar a resposta foi: “Vamos observar o que há de melhor em alguns dos grandes varejistas no Brasil e porque eles se destacam no ambiente de buscas orgânicas.”
Analisamos, portanto, as estratégias de Mercado Livre, Shopee, Magazine Luiza e Casas Bahia, que apenas no mês de junho de 2023, somaram cerca de 185 milhões de acessos orgânicos.
É inegável que para manter um volume consistente de visitas orgânicas é necessário um conjunto de técnicas avançadas e combinadas. Portanto, escolhemos compartilhar um destaque de cada site.
A proposta é fornecer um guia com a melhor combinação de estratégias de otimização que qualquer e-commerce pode adotar e se beneficiar dos resultados que elas promovem.
Mercado Livre - Ficha Técnica dos Produtos
Cerca de 70% dos acessos orgânicos do site começam em buscas sem qualquer referência à marca, sem qualquer referência à marca. Isso mostra que, apesar de ser muito popular entre os brasileiros, o usuário tende a acessar mais o Mercado Livre quando está buscando algo específico. Desta forma, a área de buscas do site é o principal meio de entrada orgânica dos usuários, correspondendo ao destino de 82% das visitas não pagas.
Para explorar esse cenário, além de um mecanismo de busca interna muito bem estruturado, o Mercado Livre apresenta páginas de produtos extremamente detalhadas, fornecendo ampla informação sobre as características e especificações técnicas dos itens.
Este tipo de informação traz confiança e mais clareza do que o produto é e se ele irá corresponder às expectativas do consumidor que o está buscando.
A estrutura desta página também joga a favor de todos. O layout é simples e direto, possibilitando além de uma leitura rápida e funcional, maior velocidade de carregamento da página, o que certamente contribui na classificação que o buscador realiza antes de decidir qual página exibir para cada busca.
Magazine Luiza - Estrutura de Links Internos
O site da Magazine Luiza possui uma estrutura de troca de links entre páginas que é perfeitamente otimizada.
As páginas de categoria direcionam links para o blog, que por sua vez, possui links de retorno, de forma equilibrada. As páginas de produtos também estão interligadas, assim como a página inicial, que oferece uma ampla lista de opções para a navegação interna. Essa tática, quando realizada de maneira planejada e cuidadosa, contribui diretamente para a eficácia e relevância da estratégia de otimização.
O segredo dessa abordagem é evitar o excesso.
O uso exagerado de links entre páginas pode confundir tanto o usuário quanto os mecanismos de busca. Portanto, a chave para a relevância na estratégia de links internos, que o Magalu realiza muito bem, é o equilíbrio.
A combinação dessas boas práticas, em conjunto com a correspondência de páginas de buscas para pesquisas long-tail, faz com que os acessos iniciados com consultas sem a marca, correspondam a cerca de 80% dos acessos orgânicos da Magazine Luiza.
Analisando a relação entre as páginas de buscas e as de categoria, podemos entender que o alto número de acessos para palavras-chave sem marca se deve principalmente à capacidade que o site tem de atender, com páginas bem específicas, à consultas únicas feitas pelos usuários. É o que chamamos de long tail. A seguir, um exemplo de página de busca que corresponda a um termo de calda longa:
O uso dessa estratégia faz com que o site consiga ampliar a cobertura, fornecendo ao buscador, o conteúdo que apenas as páginas de categorias não seriam capazes de entregar de forma tão otimizada.
E uma vez criadas, essas páginas exclusivas ganham força e relevância, sendo impulsionadas pela estrutura de links internos.
Shopee - Estratégia de Preço e Experiência
O fenômeno chinês que acumula quase 800 milhões de acessos orgânicos nos últimos dois anos, também possui alta participação de buscas non-branded e tem em suas páginas de buscas o maior volume de exibição para resultados no Google. São mais de 90% dos acessos.
Algo muito eficiente que o marketplace faz é a atualização dos links sazonais no menu.
A cada semana, esses links são substituídos por outros mais relevantes no momento.
No entanto, o que mais atrai as pessoas ao site é o custo-benefício, utilizando alavancas que trabalham os seguintes elementos:
- preço competitivo
- boas condições de frete
- prova de produtos em avaliação
- cupons disponíveis todos os dias
- contadores de término das ofertas
- páginas promocionais brincando com datas que possuem números iguais (ex: 08/08, 06/06)
Entre outras mecânicas de engajamento e retenção, essas abordagens combinadas, fazem com que o e-commerce se sobressaia de maneira positiva perante os consumidores e, consequentemente, informam ao algoritmo dos buscadores que aquele site responde às expectativas de quem está buscando seus produtos. Ou seja, é relevante.
A Shopee deixa evidente em sua estratégia orgânica, que SEO não é apenas um conjunto de otimizações técnicas na plataforma. Ao olhar para a experiência do consumidor e se destacar oferecendo uma navegação que evidencie seus diferenciais, além de responder às expectativas das buscas, cria relevância para a marca, fidelizando e engajando consumidores que passam a querer acompanhar estas novidades, para não perderem as boas oportunidades. O famoso FOMO - fear of missing out (medo de perder).
Casas Bahia - Prova Social
A página de buscas das Casas Bahia também justifica boa parte do tráfego orgânico do site, sendo 76% dos acessos não pagos, enviados diretamente para os resultados de pesquisas internas no e-commerce. Embora a estratégia de SEO deste player ainda esteja aquém dos concorrentes, o ponto positivo está na riqueza visual da página de produtos e na apresentação das avaliações dos compradores.
Ao explorar as avaliações de usuários comuns, o site faz uso de uma técnica chamada prova social. Ela funciona como uma garantia, aos novos consumidores, de que pessoas reais estão compartilhando suas experiências naquela compra.
A prova social auxilia nos pilares de autoridade, visibilidade e confiabilidade para conquistar o consumidor, que por vezes, só precisa de um “empurrãozinho” para tomada de decisão e o fechamento da compra.
Tecnicamente, estes são os pontos essenciais para compor as avaliações em uma página de produto:
- Média de notas e recomendação do produto
- Priorização de avaliações com imagens e vídeo
- Organização por filtro
- Avaliação dos usuários
- Avaliações em destaque
Nas páginas de produto das Casas Bahia, ainda há uma área em que os usuários podem fazer perguntas sobre o item. Além do benefício para o usuário, as perguntas e respostas ajudam no posicionamento das palavras-chave da página.
Em conclusão, ao analisarmos as estratégias de SEO adotadas pelos gigantes do e-commerce, fica evidente que o sucesso orgânico não é resultado do acaso, mas sim do planejamento e da aplicação inteligente de técnicas específicas.
Além disso, esses insights nos mostram que o SEO não é apenas uma questão técnica, mas também uma busca incessante para atender às expectativas dos usuários e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Por fim, reforçamos que nossa equipe de especialistas em SEO da i-Cherry está pronta para auxiliar sua empresa na aplicação dessas estratégias, para avaliar e solucionar fatores técnicos ou explorar outras táticas de negócio.
Os dados mencionados neste material foram retirados de ferramentas de estimativa de tráfego orgânico, como SEMRush e Similarweb.
Ficha Técnica
- Diogo Salsa, SEO Manager
- Vinicius Stanula, SEO Specialist
- Vitor Cruz, SEO Analyst
- Bárbara Medeiros, SEO Analyst
- Naiara Cardoso, SEO Assistant