H1, H2, H3: o que são heading tags e como usá-las
Também conhecidas como etiquetas de título, subtítulos ou intertítulos, heading tags são recursos de formatação em HTML que ajudam organizar um texto. Úteis para os leitores, afinal demarcam separação e ordenação de um texto em blocos, elas também auxiliam o Googlebot a entender melhor o seu conteúdo.
Este é um elemento importante em uma estratégia de SEO e nós contamos tudo sobre H1, H2, H3 (e por aí vai), quando usar cada uma delas, se podem se repetir na mesma página e se existe uma ordem correta para se usar cada formatação.
O que é heading tag e para que ela serve?
Sem arrodeios, as heading tags servem para organizar melhor o seu texto, indicando a. Tratam-se de etiquetas HTML de título e vão do H1 ao H6 para indicar a importância de cada seção do conteúdo:
- H1: é o título principal, geralmente usado para destacar o tema central da página e deve ter apenas um por página;
- H2 a H6: são os intertítulos (subtítulos) e organizam o conteúdo em níveis hierárquicos, podendo aparecer mais de uma vez na mesma página.
Apesar de existirem seis níveis, não é obrigatório usar todos eles em uma mesma página. A lógica aqui é usar sempre o que for necessário.
Como não há um mínimo ou máximo indicado, uma boa dica é usar o que for preciso para organizar o texto e reforçar palavras-chave. Um H2 sempre ajuda a quebrar um “paredão” de texto, então você pode ter isso em mente na hora de escrever um blog post para melhorar a escaneabilidade do conteúdo.
Em páginas que não são posts, o uso de H2 a H6 segue a mesma lógica, com a formatação podendo ser aplicada a menus e submenus a fim de organizar a informação da página de forma hierárquica conforme necessário.
Benefícios das heading tags para o SEO
Usar heading tags de forma correta traz vantagens significativas para o SEO de um site. Confira os principais benefícios:
- Organização e escaneabilidade: tornam o conteúdo mais legível para os leitores, ajudando-os a encontrar rapidamente as informações que procuram;
- Interpretação pelo Googlebot: as heading tags funcionam como um mapa para os bots de mecanismos de busca que visitam sua página, indicando quais partes do texto são mais relevantes;
- Palavras-chave estratégicas: incluir palavras-chave no título e nos subtítulos pode contribuir para o ranqueamento da página, já que o Google dá mais peso às informações destacadas nas headings. Da mesma forma, isso também salta aos olhos dos visitantes humanos da página, contribuindo para uma melhor experiência de usuário.
Hierarquia das heading tags: como usar H1, H2, H3 e afins
Usar heading tags é importante numa estratégia de SEO de conteúdo, mas mais importante que isso é usá-las corretamente. Os números ao lado de cada H não são à toa e já contam um pouco sobre a hierarquia, então esse é um processo bastante simples e intuitivo, como veremos na imagem a seguir:
Usar heading tags de forma adequada é importante para ter uma estratégia de SEO eficaz e tornar seu texto mais legível para o Google e para as pessoas (Imagem: Douglas Ciriaco/i-Cherry)
Usando a classificação taxonômica como base, a imagem acima explica rapidinho a lógica:
- H1 está acima de todos e é único, deve aparecer somente uma vez em cada página (e isso vale para páginas de produto, LPs, páginas de categoria, posts de blog e também para a home do site);
- H2 vem depois de um H1 e deve destacar os principais subtítulos de uma página, ele também pode aparecer mais de uma vez na página;
- H3 vem sempre depois de um H2 e está subordinado a ele, é um “subtema” dentro do bloco liderado pelo H2 (e também pode se repetir numa mesma página);
- H4 só aparece subordinado a um H3 (assim como o H5 está sempre subordinado a um H4 e um H6 está subordinado a um H5).
Resumindo: nunca repita H1, nunca use um H3 sem um H2 antes dele e repita quantos H2 (ou H3, H4, H5 e H6) forem necessários para estruturar e organizar bem o seu texto.
Leia também:
- Desvendando estratégias de sucesso do SEO de grandes varejistas
- Black Friday: como potencializar sua estratégia com SEO?
- Visões Criadas por IA no Google: o que muda para quem trabalha com SEO?
Heading tag ou negrito?
Outro ponto importante é que heading tags (<h1>, <h2> etc.) e a formatação negrito (<strong> ou <b>) não são a mesma coisa. Visualmente até podem ser parecidos, afinal geralmente as etiquetas de título aparecem negritadas no ar, mas em termos de semântica HTML são elementos distintos e têm funções diferentes.
O Google não vai entender a formatação em negrito como elementos subordinados, por exemplo, então eles não vão ter a função de “educar” o robô do buscador a respeito de como o seu texto está estruturado.
O negrito tem outra ótima função no texto: ele pode destacar trechos importantes para facilitar a leitura dinâmica, por exemplo.
Tamanho de fonte
Vale lembrar aqui que formatação de heading tags e tamanho de fonte são coisas distintas. No ar, é interessante que um H3 apareça “menor” que um H2 até para facilitar a identificação visual dessa hierarquia, mas apenas mudar o tamanho da fonte não é a mesma coisa que formatar como H2, H3 e assim por diante.
Colinha para lembrar regras importantes sobre heading tags
- Use apenas um H1 por página, ele é o título principal e não deve ter dois trechos formatados como H1 jamais;
- Pode repetir quantos H2 forem necessários, mas se um bloco de texto for um subtópico, ele pode ser um H3 dentro de um H2;
- Evite pular níveis, ou seja, o primeiro subtítulo vai ser sempre um H2, nunca use um H3 sem que ele esteja “dentro” de um H2 e assim por diante com H4, H5 e H6;
- Mantenha a consistência: use sempre a formatação correta, na ordem correta, em todas as páginas do seu site para estruturar o conteúdo de forma lógica e intuitiva;
- Inclua palavras-chave de forma estratégica: os subtítulos são ótimos espaços para posicionar palavras-chaves úteis porque ajudam a evitar repetições desnecessárias no restante do texto.
Comentários