Google Analytics 4 - Adeus Categoria, Ação e Rótulo | i-Cherry

Marketing i-Cherry

02 Dezembro 2022
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Com a notícia compartilhada pelo Google de que a ferramenta existente há mais de 15 anos seria descontinuada, devemos nos preparar e adquirir todo o conhecimento necessário para que a transição entre o Google Analytics Universal e o Google Analytics 4 ocorra da melhor forma possível. 

 O GA4 vem com o objetivo de tornar a utilização dos dados coletados por ele algo muito mais voltado à estratégia e performance e não mais algo tão parecido com um grande banco de dados da sua empresa. As métricas e dimensões utilizadas pelo GA4 tem o objetivo de ser algo utilizável da forma mais pura possível para gerar insights relevantes para o negócio. 

 Conceitos Básicos 

 Enquanto no GA Universal, tínhamos diferentes escopos que funcionavam como um subconjunto dentro de um único conjunto como Usuários, Sessões, Hit e Produtos. 

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Já no GA4 temos uma orientação muito mais voltada a eventos, onde até mesmo as sessões passam a ser coletadas como um evento automático, contendo um “event_name” e parâmetros que nos ajudam a coletar e armazenar informações relevantes sobre o usuário. 

 Ou seja, poderemos dar adeus aos parâmetros de “Categoria”, “Ação” e “Rótulo” dos eventos, uma vez que no GA4 passamos a ter apenas um evento que contém múltiplos parâmetros e valores. Desta forma, contamos com mais campos para enviar informações sobre o usuário. Nele, temos também uma padronização da mensuração entre App e Web, ou seja, mensuramos apenas o necessário para uma mensuração com excelência, uma vez que não precisamos ter uma quantidade mínima de parâmetros. 

 Overview de Eventos 

Entendemos que no GA4 teremos uma mensuração baseada em eventos, mas quais são eles? Temos os eventos divididos em 3 grupos principais: 

Eventos Automáticos 

Estes eventos são coletados automaticamente, sem a necessidade de implementação. Nesse cenário, antigamente usávamos métricas como sessões ou visualizações de páginas para mensurar volumes de acessos em nossos ambientes, porém agora essas informações serão tratadas como eventos coletados automaticamente pela ferramenta, eventos esses como o “session_start” e “page_view”. 

 Eventos Recomendados 

Estes eventos necessitam de uma implementação, mas seguem um padrão pré-definido pela ferramenta. 
Com esses eventos podemos mensurar e alimentar os relatórios e algoritmos do GA4 com informações esperadas pela ferramenta, como as visualizações de produto (“view_item”), cliques nos produtos (“select_item”) e até mesmo a compra final, ainda sendo tratada como “purchase”. 

 Eventos Personalizados 

Estes eventos são criados de acordo com a necessidade do negócio em questão. Estes também, necessitam ser nomeados e podem conter parâmetros personalizados que auxiliam no enriquecimento da informação.  

 Direcionais 

 Como vimos, o GA4 irá transformar a forma como visualizamos as informações do nosso negócio. Isto por conta de uma série de alterações de como os eventos agora serão os grandes protagonistas desse cenário. 

 Para entender um pouco melhor sobre essas mudanças, leia também: 

 Confira as principais mudanças GAU x GA4 | Blog i-Cherry 

[UA→GA4] Comparar métricas: Google Analytics 4 vs. Universal Analytics 

[GA4] Medição otimizada de eventos 

 

Este artigo foi escrito pelos analistas Jonathas Pereira e Nicholas Zaze.


Leia mais sobre GA4, aqui.

 

 

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