BLÉQUIFRIDAY PALOOZA 2022

Vicente Schunemann Brasil

22 Novembro 2022
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A Black Friday chega todo ano. E em todas as vezes a i-Cherry e a Mirum estão a postos para o desafio. Em um ano atípico, com Copa, Eleições e de retomada das fases mais críticas de uma pandemia, a necessidade de estudar o cenário e o comportamento humano se multiplica.  

Hub de ensino

E com a intenção de gerar trocas, aprendizados e reforçar nossa atuação a Escola Cósmica, hub de aprendizagem das agências, promoveu a segunda edição da BléquiFriday Palooza.  

De setembro a novembro, nossos times participaram de painéis sobre os temas que pulsam na data mais importante do varejo. E o mais importante, conectando todo o contexto de 2022. 

 
Tivemos painéis com veículos e parceiros como: 

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E promovemos sessões de aprendizagem com nossos especialistas e referências, sobre temáticas como: 

  • GA4
  • Análise de Dados.
  • Análise de Tendências.
  • Guia da Copa do Mundo. 
  • Como montar seu War Room. 
  • Planejamento BF na prática. 
  • Acessibilidade.
  • Controle de Orçamentos de Campanhas. 
  • Principais KPIs para a BF. 
  • Checklist SEO para a BF. 
  • Práticas ágeis. 
  • Gerenciamento de riscos. 
  • Status e Controle. Como mensurar e apresentar resultados. 
  • Always on. Como manter a estratégia durante a BF.
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    (Painel com Amazon e Twitch)

    BléquiFriday no podcast

Para consolidar o conhecimento gravamos também o episódio “Uma Black Friday Atípica” no podcast Rádio das Galáxias, ouça aqui 
 
Nesse papo, Arthur Costa (Gerente de Canais Orgânicos da Mirum), Camila Canabarro (Coordenadora de Mídia na i-Cherry) e Raphael Granucci (Redator de Conteúdo da Mirum) conectaram os temas que trouxeram durante a BléquiFriday Palooza.  
 
O Arthur nos conta que a aceleração do mercado digital durante a pandemia também trouxe características diferentes para esse ano. O mercado avançou em maturidade, no estabelecimento de novos públicos no ambiente digital e em resultados financeiros. Entretanto os avanços hoje esbarram na queda da lucratividade de grandes varejistas pelo mundo e aqui no Brasil enfrentamos inflação alta e diminuição no poder de compra. Entretanto, essa tempestade perfeita, que se formou ao juntarmos Copa com BF, trouxe hipóteses e caminhos interessantes para nossa atuação. Gerar essa sinergia pode apresentar respostas criativas e entregas muito bem direcionadas. Saímos de anos de reclusão e agora o que mais queremos é confraternizar, receber amigos e buscar o Hexa. Certamente produtos e serviços que potencializem esses desejos estarão na pauta do consumo.  

 
Em paralelo, os grandes clássicos de BF continuam na lista das pessoas. Produtos de maior impacto nas rotinas pessoais e de maior valor, como eletrônicos por exemplo, já estão na linha de pesquisa dos consumidores muito antes do início das ofertas. E toda essa movimentação geram dados importantes para nossas estratégias de mídia. Precisamos entender onde as buscas estão mais aquecidas e alocar esforços para potencializar conversões. Estratégias multicanais para compor toda essa jornada e conseguirmos atender da melhor forma, desde o período de antecipação, quanto nas ofertas derradeiras no pós BF. E o mais importante, durante todo esse trajeto termos o dedo no pulso e observação prática de como nosso plano está se saindo.  
 
Com a definição de KPIs conectados com os objetivos dos clientes e olhar para os indicadores certos, temos um repertório robusto para tomada de decisões. Segundo Camila Canabarro, a marca deve indicar sempre os objetivos que tem para a atual BF. Geralmente eles percorrem três pilares. Volume de interesse (produtos represados em estoque e que podem girar na BF), captação de clientes novos e ofertas de bom giro que visam escaladas em receita.  
 
O Raphael Granucci evidenciou que o maior evento esportivo do planeta mexe demais com a emoção dos brasileiros. Recorrentemente, os anos com Copa apresentam mercados mais aquecidos. E que ao trabalharmos a “paixão nacional” com criatividade e emoção em nossos conteúdos conseguimos amarrar nossas estratégias.  
 
Como dicas finais da BF Palooza e dos nossos especialistas, em Black Fridays devemos olhar sempre para o público geral e não somente para o público que estamos acostumados a vender. É fundamental observar o cenário econômico e entender quais as condições vão responder aos anseios do público naquele recorte de tempo. 
 
E por fim, afirmamos que a BF não é só para empresa grande e que desde a data de 2022 já estamos colhendo evidências e aprendizados para nossas campanhas em 2023.

A bola já está na marca do pênalti. E com a BF Palooza e todo o planejamento dos nossos times estamos prontos para fazer o gol. Vem BF, Vem Copa e Vem Hexa!

 

Veja como foi a BléquiFriday Palooza 2021 

 

 

Vicente Schunemann Brasil


Especialista em Educação e marketing na equipe Misfits do Grupo Mirum, responsável por impulsionar nossos talentos, através de conhecimento acessível e métodos práticos, de modo sustentável e escalável. Especialista em arquitetura de experiências educacionais, design de aprendizado, educação corporativa e marketing digital. Crio experiências de aprendizagem, na Escola Cósmica (Grupo Mirum) e na Slash Education (Grupo A e PUCPR). E conecto pontos para públicos diversos, de idades diversas e interesses diversos.Engajado na construção de projetos que envolvam educação, pessoas, comunicação e tecnologia.

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