O que faz a pessoa Engenheira de Dados?

i-Cherry

15 Março 2022
1 Comentários

Os profissionais mais buscados no mercado de dados tem sido os Engenheiro de Dados e Cientistas de Dados. 

Os profissionais dessas áreas utilizam linguagens de programação para “traduzir” ou tornar mais acessíveis as inúmeras informações contidas no big data, a tão citada mineração de dados. Esse trabalho costuma mesclar conhecimentos e habilidades dos cargos citados acima. 

E olhar para os dados é cada vez mais importante. Organizar os dados e saber como, a partir deles, aproveitá-los estrategicamente em diferentes áreas, como em conteúdo, em mídia e para o negócio como um todo. 

Como é o dia a dia do Engenheiro de Dados na i-Cherry?  

Um engenheiro de dados possui o compromisso de garantir que os dados da empresa estejam disponíveis de forma consistente e segura. Ele é responsável por coletar, transformar, armazenar e disponibilizar os dados para todas as outras áreas da empresa.  

Como posso me tornar um Engenheiro de Dados?  

Não existe uma graduação específica, mas existem diversos cursos livres que podem auxiliar em sua formação. Por outro lado, já existem diversas opções de especializações e pós-graduações focadas em BigData e Engenharia de dados.  

Algumas das ferramentas abaixo são comuns no dia da pessoa engenheira de dados:  

  • Google Big Query; 
  • Spark; 
  • Kafka; 
  • Hadoop; 
  • Hive; 
  • AWS Kinesis; 
  • AWS RDS. 

Entre outras. Python, Java e Scala são algumas das linguagens de programação bastante utilizadas.  

Como a i-Cherry pode me ajudar a ser um Engenheiro de Dados?  

Capacitação com cursos, treinamentos e certificações, além da abertura para inovação e possibilidade de trabalhar com uma equipe especializada e com os alguns dos maiores clientes do país, com grandes volumes de dados. E o que espera-se desses profissionais é que eles criem mecanismos e ferramentas, como algoritmos que possibilitam a conversão de dados brutos para informações mais consumíveis e que ao interpretar esses números possam surgir resoluções para os problemas postos ou novos insights que ajudarão empresas a otimizarem seus negócios e a resolverem questões dos seus clientes. 

Nos últimos dois anos, a gente teve uma aceleração muito grande do mercado digital. E, o mercado digital reforça a necessidade de um bom conhecimento, e maneira adequada, da manipulação dos dados. 

Temos vaga para esse perfil, acesso o nosso canal oficial e saiba mais:

Vagas i-Cherry

Quer continuar se informando mais sobre esse universo?
Nesse episódio da Rádio das Galáxias, duas grandes especialistas falam sobre dados e a importância deles no nosso dia a dia. 

6

EP.05 - Retrospectiva dos dados de 2021

 

i-Cherry


A i-Cherry é uma agência de performance, que se destaca na integração entre mídia e dados, baseando suas decisões em tecnologias avançadas que envolvem essas disciplinas. Tem a missão de ser o agente de transformação de seus clientes, antecipando mudanças e desenvolvendo pessoas e mercados. Pertencente ao Grupo WPP, com escritórios em São Paulo e Curitiba, é um dos maiores compradores de mídia da América Latina, construindo projetos com os líderes de diversas categorias do país.

Deixe seu comentário

1 Comments