App Store Optimization: Saiba como Rankear seu app dentro das Stores 

Giovanna Leandro

25 Agosto 2020
0 Comentários

Por Giovanna Leandro

Não é segredo para ninguém que o mobile hoje é uma das principais fontes de tráfego, compras e engajamento. Mas poucos entendem como fazer o seu app aparecer no topo quando se trata de rankeamento dentro das stores.

E afinal, o que é ASO? App Store Optimization nada mais é que SEO para apps.

Os princípios são os mesmos, mas voltado para a visão de apps. Assim como SEO, quando for otimizar seu aplicativo para rankeamento, os recursos básicos como palavras-chave, qualidade do app e avaliações pesam muito. O primeiro passo é entender qual é o cenário do seu aplicativo e onde estão as oportunidades de otimizações. E existem alguns questionamentos a serem feitos para descobrir qual a realidade do aplicativo dentro da store:

  • Como estão as respostas das reviews na loja?
  • Qual a nota atual?
  • Com qual frequência o aplicativo é atualizado?
  • Como está a descrição do aplicativo?
  • Nos textos descritivos existem palavras-chave relevantes sendo usadas?
  • Quais são seus principais concorrentes e em qual categoria eles estão se ranqueando?

Lembre que existem duas principais stores hoje no mercado: Play Store, para Android, e a App Store, para iOS.

Os comportamentos entre as duas são distintas, por isso as lojas requerem otimizações personalizadas para cada uma.

O principal conceito de ASO é entender o que são os metadados, os dados qualificadores do seu aplicativo dentro das lojas. Essas informações são editáveis e de responsabilidade da marca do aplicativo, entre eles estão:

  • Nome do aplicativo dentro da loja;
  • Textos descritivos;
  • Ícone;
  • Categoria;
  • Legendas;
  • Screenshots;
  • Reviews.

Os resultados de buscas dentro das stores funcionam muito como os motores de buscas na web (Google, Bing, Yahooo etc). Cada pesquisa feita na store recebe uma página de resultados específica que é personalizada com os aplicativos mais relevantes para a busca feita. Então, se eu tenho um aplicativo de loja de roupas, é importante que dentro do perfil do meu app eu tenha palavras como “loja”, “roupas”, “comprar roupas” e outras nas descrições. Assim como em SEO, o volume de busca das palavras também é levado em consideração na hora de um planejamento estratégico. Atualmente existem algumas ferramentas direcionadas para esse tipo de pesquisa em que eles mostram o volume de buscas das palavras dentro das stores. Esses insights são essenciais para ter um app qualificado e com um bom rankeamento.

Alguns dos campos tem limitação de caracteres, então o segredo aqui é economizar ao máximo o número de caracteres
irrelevantes para liberar espaço para os que realmente importam. Existem alguns “quebra-galhos”, como: evitar palavras plurais, usar vírgulas no lugar de espaços ou também evitar os artigos “que”, “o” e “a”.

Tanto a Play Store (Android) como a App Store (iOS) possuem ferramentas de acompanhamento dos aplicativos dentro da cada store, para iOS é o App Store Connect e para Android é Google Play Console. Através dessas ferramentas que todos os insights de palavras-chave, rankeamento e otimizações de ASO são feitos.

O mais importante em ASO é sempre pensar como o usuário se comporta e não como ele deveria se comportar. As otimizações precisam ser bem pensadas por ASO ser voltado ao ranqueamento orgânico, os efeitos vão surgindo ao longo prazo. Torne seu aplicativo interessante para o seu usuário e fora do aplicativo também! É um efeito de consequências. Se o seu aplicativo está bem feito e com as otimizações em dia, ele vai receber mais downloads. Dentro do aplicativo a experiência também conta, então pense que se o aplicativo for pesado demais, com uma taxa de desinstalação alta e sempre com crashes e bugs, a relevância dele vai cair.

 

Como a i-Cherry pode te ajudar com Mídia e SEO

A i-Cherry é uma agência especializada em dados aplicados ao marketing. Nosso time dispõe de profissionais experientes dos mais variados perfis para orientar, configurar e gerenciar as mais variadas soluções aplicados ao marketing. Com experiência de muitos anos neste setor, trabalhando com clientes dos mais variados setores, produzimos soluções customizadas de acordo com a realidade e necessidades do seu negócio.

Também trabalhamos em parceria com agências e times inhouse de marketing e analytics para aportar as habilidades, ferramentas e recursos necessários para complementar e dar suporte aos seus times, levando suas ações a novos patamares de efetividade.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho e alguns de nossos casos de sucesso, entre em contato por esse formulário aqui.

Giovanna Leandro


Há 5 anos atuando como mídia, atualmente faço parte do time de Novos Negócios da i-Cherry. Tenho experiência com anunciantes de varejo, educação, moda, beleza e entretenimento. Além das capacidades técnicas de mídia, já atuei como Scrum Master, mantendo o bom funcionamento dos processos e agilidade dos times. Hoje tenho um papel mais presente na organização e desenvolvimento da agência como um todo. Atuo nas renovações e negociações contratuais, análises de mercado, auditorias em contas e acompanhamento da qualidade dos novos projetos da i-Cherry.

Deixe seu comentário