O que é CRO? Aumente suas conversões | Blog i-Cherry

Liz Khury

18 Julho 2023
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O que é CRO?

 

No atual cenário econômico em que fazer mais com o que se tem pode fazer toda a diferença na estratégia de marketing, e diante do mercado altamente competitivo em que melhorar sua presença online significa impulsionar conversões e receita, a Otimização da Taxa de Conversão (CRO, na sigla em inglês) é uma ferramenta poderosa. CRO essencialmente aprimora seu site ou plataforma digital para aumentar a porcentagem de visitantes que convertem em clientes, assinantes ou realizam a ação desejada, e com isso, impulsionar os resultados sem necessariamente aumentar investimentos.

O que é taxa de conversão?

A taxa de conversão é uma métrica fundamental no marketing digital que mede a porcentagem de visitantes de um site que concluem um objetivo ou ação de conversão específica. Isso pode incluir fazer uma compra, preencher um formulário, assinar um boletim informativo ou baixar um recurso. Ao acompanhar e analisar as taxas de conversão, as empresas podem avaliar a eficácia de seus esforços de marketing e tomar decisões baseadas em dados para melhorar o desempenho.

Benefícios da otimização da taxa de conversão (CRO) 

A implementação de estratégias de CRO pode trazer inúmeros benefícios para as empresas que desejam maximizar sua presença online e gerar receita. Aqui estão algumas vantagens principais:

 

  1. Aumento das taxas de conversão: O principal benefício do CRO é a melhoria das taxas de conversão. Ao identificar e atuar em obstáculos na jornada do usuário, como navegação confusa, tempos de carregamento de página lentos ou chamadas para ação pouco claras, é possível otimizar seu site para ser um canal mais eficaz no direcionamento dos usuários à conversão.
  2. Melhoria na experiência do usuário: Um dos objetivos de CRO é tornar a experiência dos usuários agradável. Ao melhorar a navegação do site, reduzir a fricção no processo de conversão e garantir uma usabilidade fluida e pensada em dispositivos móveis, cria-se uma experiência positiva para o usuário, estimulando as conversões e promovendo a fidelidade do cliente.
  3. Aumento da confiabilidade e melhora da reputação da marca: Todo mundo gosta de navegar em um site em busca de algo e encontrar com facilidade o que procura. Garantir que os usuários encontrem todas as informações relacionadas à marca ou o produto de forma clara, e realizem uma jornada de conversão transparente, de fácil utilização e segura, aumenta o vínculo positivo com a empresa e contribui com a retenção de clientes.
  4. Melhoria no ROI: A otimização da taxa de conversão impacta diretamente em um maior retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas de marketing. É possível aproveitar com maior qualidade o tráfego levado para o site, extraindo todo o potencial dos usuários, resultando em aumento de receita.
  5. Tomada de decisões com base em dados: Através de análises de dados, mapeamento de calor, pesquisas com o usuário, etc., a área de CRO obtém informações valiosas sobre o comportamento e as preferências do usuário. Essas informações possibilitam levantar hipóteses que são comprovadas através de testes que validam ou descartam uma mudança como efetiva para o aumento da taxa de conversão. Dessa forma a tomada de decisões é totalmente baseada em dados, permitindo o refinamento das estratégias de marketing e melhoria do desempenho geral.

Como aplicar CRO?

CRO requer uma abordagem sistemática para otimizar os canais e melhorar as taxas de conversão. Aqui estão algumas etapas importantes:

  1. Definição de metas claras: Identificar as ações ou conversões específicas desejadas que os visitantes do site realizem. A definição clara das metas é essencial para orientar os esforços de análise e otimização.
  2. Análise de dados: Análises completas da jornada, fluxo de navegação, interações, entre outras, servem para coletar dados sobre o desempenho do site e comportamento do usuário. O acompanhamento de métricas como taxa de rejeição, taxa de saída, cliques, etc., contribuem para a identificação de páginas ou áreas do site que precisam ser melhoradas.
  3. Identificação das barreiras de conversão: Tempos de carregamento de página lentos, checkouts complicados, formulários ineficientes, falta de informações essenciais, chamadas para ação pouco claras, entre outros pontos, são obstáculos que dificultam as conversões. Solucionar esses pontos simplifica a jornada do usuário e impacta de forma positiva a taxa de conversão.
  4. Testar e otimizar: A essência do CRO é a implementação de testes para comparar diferentes versões de elementos do site e identificar mudanças positivas. Testar variações de textos, cores, chamadas para ação, ordem de informações e textos de botões, são alguns exemplos de testes que podem ser efetivos. Refinar e otimizar continuamente o site com base nos dados analisados e resultados dos testes é a síntese perfeita do que é CRO.

Exemplos de aplicação de CRO

CRO pode ser aplicado em sites de empresas de todos os setores, com diferentes objetivos. Alguns exemplos de elementos que podem ser analisados, testados e melhorados em diferentes tipos de sites:

  •  E-commerce: validação de proposta de valor, textos das páginas, chamadas para ação, cor e localização dos botões, imagens dos produtos, apresentação do preço, informações de formas de pagamento, número de etapas no check out, comportamento dos campos do check out, visibilidade das informações de frete e devoluções, formatos de avaliações e conteúdos gerados pelos usuários, menus, etc.
  • Geração de Leads: quantidade de campos no formulário, chamadas para ação, localização dos botões, posição do formulário, diferentes incentivos para o preenchimento do formulário, elementos que gerem confiança como estudos, logos, selos e depoimentos, textos das páginas, destaque de benefícios, etc.
  • Conteúdo: formas de apresentar o conteúdo, chamadas para ação, layout, tamanhos e estilos de fonte, imagens, vídeos, infográficos, conteúdos relacionados, links internos, recomendações para o usuário, depoimentos de leitores, compartilhamento em redes sociais, formulários de inscrição, tempo de carregamento, entre outros.

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Liz Khury


Coordenadora de CRO na i-Cherry, com mais de 8 anos de experiência em marketing digital e performance nos ambientes mais diversos, desde startups a banco, já passou por clientes dos setores de telecom, educação e varejo. Apaixonada por encontrar oportunidades de melhoria em experiências e estratégias digitais.

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