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Willy Dantas

22 Maio 2018
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Por Emiliane Walter

Seja para ampliar, otimizar ou criar uma estratégia de mídia, um planejamento sempre exige alguns conhecimentos, como: o que pensam os usuários que pretendo atingir e onde eles estão?

Perguntas como essas norteiam o pensamento e levam a criar estratégias bem direcionadas, mas não é assim tão simples encontrar respostas para elas. Para isso, são necessárias muitas pesquisas e estudos aprofundados para atingir o público com precisão.

Para tornar esse processo mais simples existem algumas ferramentas que podem ajudar: o Think with Google e o Facebook IQ. Elas compilam estudos de mercado, público e resultado de mídia em suas plataformas, criando um oásis de insights pronto para servir a quase todas as necessidades de um planner.

Vamos conhecer um pouco mais cada uma dessas ferramentas?

Think with Google

Ele traz dados de pesquisas feitas pelo Google e por terceiros mais focados em mercado e experiência, falando sobre a jornada do consumidor, micromomentos, melhores práticas e ferramentas do Google. Esses estudos nos mostram dados do Brasil e do mundo, de forma didática e com cases de sucesso.

No viés de consumidor, TwG mostra tendências de consumo e interatividade do usuário, além de muitos estudos sobre as melhores práticas para alcançar seu público nas sazonalidades mais importantes do ano.

O TwG também possui uma seção em que disponibiliza gratuitamente ferramentas de análises de UX e tendências, que podem ajudar a identificar problemas dentro do site ou gerar insights para uma estratégia de mídia.

Mobile Speed Scorecard – Entenda como é a velocidade do seu site em dispositivos mobile conectados à internet 3G e 4G e compare com seus concorrentes.

Google Trends – Acompanhe dados de comportamento de buscas para as palavras-chave que pretende incluir em seu plano. Analise qualquer período e se prepare com antecedência para as sazonalidades.

Consumer Barometer – Pesquise dados de acesso em qualquer país, o que as pessoas procuram, com que frequência acessam a internet, em quais dispositivos e muito mais.

Test My Site – Faça uma avaliação em seu site e entenda quais são os principais problemas que podem interferir na experiência do usuário.

Facebook IQ

Mais focado em comportamento do usuário, o IQ compila em sua plataforma um conteúdo mais voltado para comportamentos do consumidor, como ele descobre novos produtos e como é sua presença e atenção nas redes.

Essa ferramenta se divide em três vertentes: pessoas, publicidade/mercado e ferramentas. Dentro de cada uma delas existe uma variedade de estudos feitos pelo Facebook ou parceiros que ajudam a conhecer melhor o público.

Com relação a pessoas e comportamentos, existem diversos estudos sobre como as pessoas estão conectadas, o que elas esperam da publicidade e como reagem a diferentes estímulos publicitários.

Os estudos sobre publicidade/mercado incluem diversos cases sobre como as marcas usam as soluções de publicidade do Facebook e os resultados que obtiveram, melhores práticas e como podemos aproveitar ao máximo o conteúdo baseado nos estudos sobre os usuários.

O Facebook também possui ferramentas para complementar e entender o público, que também podem ser acessadas pelo IQ. Conheça algumas:

Insights to Go: pesquise estudos sobre públicos específicos com base em setor, região, sazonalidades e faça download dos dados para incluir em uma apresentação.

Cross Border Insights Finder: entenda os custos e índices de competição de outros países para identificar novos mercado.

Audience Insights: selecione seu público e tenha informações de comportamento dele dentro do Facebook comparado aos dados gerais da plataforma.

Central de Criativos: inspire-se com as melhores ideias de criativos e crie seus modelos para compartilhar.

Facebook e Instagram para empresas: entenda todas as ferramentas de publicidade do Facebook e Instagram e escolha quais as melhores para seu público.

Facebook Blueprint: faça cursos gratuitos e entenda as melhores práticas para as ferramentas do Facebook e como elas podem ser utilizadas para atingir o público.

Fique atualizado: cadastre-se para receber insights por e-mail.

Mesmo que boa parte do conteúdo seja voltado ao uso de ferramentas do Google e Facebook, os materiais também possuem uma visão macro de marketing que pode ser aproveitada em estratégias para outras mídias.

Além de facilitarem nosso processo de montagem de materiais de defesa, essas ferramentas podem e devem ser utilizadas para gerar insights durante o processo de planejamento, incluir ou retirar uma mídia, usar formatos de anúncio ou segmentações diferentes para criar um planejamento mais rico e preciso.

As duas ferramentas são gratuitas, então é só clicar nos links e começar seu planejamento com parte das pesquisas já prontinhas para você usar. Se quiser saber mais sobre a forma que a i-Cherry trabalha e planeja nossas estratégias de mídia, entre em contato com a gente.

Willy Dantas


Formação em Publicidade e Propaganda e Programação Web, carreira desenvolvida atuando como programador e também gerindo equipes de desenvolvimento. Expertise em marketing digital, programação web/app, gestão de dados (ETL), mensuração com foco em performance e gestão de projetos utilizando metodologias ágeis. MBA em Marketing Digital e MBA em Desenvolvimento Mobile. Domínio nas linguagens de programação Python, C, C#, PHP, JavaScript, React, React-Native. Banco de dados SQL, Mysql, PostgreSql e BigQuery. Domínio das ferramantas Google Marketing Platform: Google Analytics 360, Optimize, Google Tag Manager, Data Studio, Display Video 360, Search Ads 360. Na carreira atuou em projetos de empresas de grande expressão nacional e mundial como: TIM, Avon, Samsung, B2W (Americanas.com - Submarino - Shoptime), Ford, FGV, Wine entre outras.

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