IA do Google

Marketing i-Cherry

15 Outubro 2024
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A IA do Google vai roubar a audiência do meu site? Sim, mas isso não é novidade. E talvez ainda seja cedo para se preocupar!

Douglas ciriaco

 

A questão não é nova porque o Google “rouba” audiência dos sites há algum tempo, já que mostra algumas respostas direto na busca, o que resulta num número significativo de “buscas zero clique”.

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Visão Geral Criada por IA foi lançada no Brasil pelo Google em agosto de 2024.

Dados revelados pela Datos, uma empresa do grupo Semrush, mostram que as pessoas não clicam em nada em cerca de 60% das buscas que fazem no Google em 2024 (dados de EUA e Europa, ainda não temos algo assim no Brasil). 

Na maioria desses casos, o Google “pesca” a info exata de um texto e oferece tudo ao leitor direto na busca (são os chamados “snippets em destaque, lançados pela gigante da tecnologia em 2014).

 

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Snippets em destaque do Google “roubam” audiência dos sites desde 2014.

 

Na prática, a Visão Geral Criada por IA (como o Google chama no Brasil a função AI Overview), faz algo bem semelhante. A diferença é que, em vez de copiar ipsis literis um trecho da publicação, a IA “lê” vários materiais para criar algo novo e responder ao usuário.

Tá, mas e a audiência?

É natural supor que a IA vá seguir “roubando” audiência, mas há alguns “poréns” que podem ser levados em conta nessa avaliação, mas ainda é cedo para pânico. 

O Google já revelou em outros momentos que a taxa de cliques (CTR) dos sites que aparece nos snippets em destaque costuma ser maior que a dos sites que não aparecem ali - o Semrush avalia que esses sites ficam com 8,6% dos cliques totais de uma busca específica. 

Sem entrar em detalhes, o Google já afirmou que links usados para compor uma resposta gerada pela IA também ganham mais tráfego que os demais.

De qualquer forma, combinemos que, se este é o cenário daqui em diante, aparecer em snippets em destaque em resumos feitos por IA é melhor do que não aparecer, certo? E um estudo mostra que os links usados pela IA do Google para criar respostas estão na primeira página em 99% das vezes.

No fim das contas, os bons materiais vão continuar relevantes para o leitor clicar ou ler por meio de uma IA. Como esta é uma ferramenta nova, por enquanto, então, a dica é seguir com o foco de sempre: manter suas páginas saudáveis do ponto de vista técnico e com conteúdo útil e de qualidade, que atendam ao princípio EEAT do Google, permanecem como a principal aposta independente de IAs e snippets em destaque.

 

Artigo escrito por Douglas Ciriaco, Analista Sênior de SEO na i-Cherry.

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