Pioneirismo pautado em estratégia

i-Cherry

10 Novembro 2021
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Saiba como a Riachuelo, junto com i-Cherry, inovou a conversa com seus públicos e expandiu seu engajamento com novos usuários na estratégia de Rebranding 

Um bom planejamento de mídia com inovação em elementos novos: TikTok 

Em março, iniciamos as ações com a Riachuelo, com o lançamento do clipe “Te Sigo Somando”, das cantoras Simaria, Giulia Be e Malia. A campanha levou o conceito “A Riachuelo Começou a seguir você” com muita sororidade, fortalecimento da união e empoderamento feminino, pilar para todas as ações ao longo desse ano. destaque foi para as ações no TikTok, estratégia inserida pela i-Cherry, compreendendo o potencial deste canal de produção em massa de conteúdo, que além da alta exposição, trouxe um pico de sessões no site com o formato Top View em um único dia. Essa estratégia tem sido responsável pelo maior número de conversões assistidas das campanhas de branding no período.  

Veja a campanha completa

A Riachuelo foi a primeira marca de moda e o primeiro varejo a veicular o formato no Brasil. Na campanha para o Dia das Mães, com um anúncio baseado em um conteúdo nativo da plataforma, a proposta foi o lançamento do desafio de dança #AiaiaiaiChallenge com influenciadores e suas mães ou filhos. O resultado foi o segundo melhor índice de lembrança do anúncio entre os HTCs já feitos no Brasil, com um reconhecimento de marca muito positivo para a Riachuelo, que agora ganha mais espaço com um público jovem ainda novo para a marca. A Riachuelo foi o terceiro anunciante do Brasil a veicular esse formato na ferramenta.

                 

ONE DAY MAX – 30/04 

 

+ 23M de impressões 
+ 20M de pessoas alcançadas 
+ 75k de cliques 
+ 1M de visualizações completas 
+ 854K de likes 
+ 1M de engajamentos 

 

HASHTAG CHALLENGE – 27/04 a 02/05 

 + 2.1B de views 
+ 12M de comentários nos vídeos 
+ 8M de shares 
+ 1M de vídeos criados (22% maior que a média) 
+ 7x mais seguidores no perfil orgânico 
Taxa de Engajamento da página em 13,3% 

 

Campanhas inspiracionais 

Além do TikTok, teve a inovação em uma estratégia com o Pinterest, focada no apelo visual, e que atrai o interesse principalmente de pessoas que estão em busca de ideias. Como um grande quadro de inspirações, dos mais variados temas, o usuário pode salvar suas imagens de interesse (a partir do pin) e guardar em suas pastas de referências, ou até mesmo ser direcionado para o site da imagem em questão –, tornando esta rede uma grande fonte de tráfego. 

Pinterest tem sido o destaque em taxas de cliques e visitas no site, não só em campanhas de moda, mas principalmente em Casa Riachuelo. Além disso, vemos resultados significativos de pins salvos, métrica que eleva o nível da marca como referência para o público que busca roupas ou artigos para casa. As grandes possibilidades de segmentações na plataforma fazem com que a marca encontre novos públicos, extremamente qualificados, e que antes não eram expostos aos produtos Riachuelo.


Imagem: Pinterest Riachuelo.

 

Metodologia de Testes 

Além de novos veículos, a inovação passa também pelos caminhos mais tradicionais. Como premissa da i-Cherry, seguimos uma metodologia de testes capaz de trazer descobertas importantes para cada ação, pelo qual coletamos insights com relevância estatística para colocar em prática otimizações que elevam os resultados das campanhas. Com isso, em março, foi implantado o Youtube Experiments, uma estratégia diferente de teste de criativos, procurando analisar o que traz melhores resultados, para priorizar sua entrega ao longo da campanha. Isso resultou no maior índice de lembrança de marca das campanhas de Youtube deste ano até agora. Outro teste também importante e que aconteceu antes mesmo do formato ser lançado pelo Google globalmente, foi a VRC – Video Reach Campaign, que é uma campanha totalmente otimizada para alcance e muito relevante para a estratégia de branding. Esse novo formato de entrega possibilitou alcançar custos até 40% mais rentáveis. 

Simaria, Malia, Giulia Be - Te sigo somando - clipe.

Somos movidos por desafios e inovação 

O desafio da campanha  fazer com que mais pessoas conhecessem o novo posicionamento da marca ainda continua, os resultados seguem sendo acompanhados de perto pelo time da i-Cherry, responsável por Riachuelo, como mais um case de sucesso. A campanha ainda tem muitos desdobramentos, mas a importância de testar tudo o que podemos naquilo que já conhecemos e no que é novo, é um princípio que faz parte da i-Cherry. Por isso, especializamos nosso time para inovar em formatos e canais, e analisar a performance através dos dados. 

“Tivemos uma construção muito baseada no cross mídia, no entendimento e estratégia de cada canal. Isso fez com que tivéssemos ótimos resultados, com engajamento recorde, aumento do reconhecimento de marca e novos públicos que passaram a conhecer melhor a Riachuelo, o que impulsionou o volume de vendas dos canais digitais de maneira expressiva. Nossa parceria com a i-Cherry  tem sido de grandes aprendizados e de muita evolução no digital, o que tem refletido diretamente nos nossos resultados, sejam eles de marca ou de venda.” – Glaucia Segatti, Gerente de Marketing na Riachuelo

 

O case Te Sigo Somando – Riachuelo começou a seguir você, ganhou troféu de prata na categoria Reconhecimento/Experiência de marca no prêmio Smarties 2021, MMA.  

Assista o vídeo case completo 

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i-Cherry

A i-Cherry é uma agência de performance, que se destaca na integração entre mídia e dados, baseando suas decisões em tecnologias avançadas que envolvem essas disciplinas. Tem a missão de ser o agente de transformação de seus clientes, antecipando mudanças e desenvolvendo pessoas e mercados. Pertencente ao Grupo WPP, com escritórios em São Paulo e Curitiba, é um dos maiores compradores de mídia da América Latina, construindo projetos com os líderes de diversas categorias do país.

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