GA4 e os dados históricos | i-Cherry

Anna Paula Mendes

31 Maio 2023
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O que acontecerá com meus dados históricos? 

 

Quem trabalha com Análise de Dados do Mercado Digital, muito tem ouvido falar nos últimos tempos sobre a transição do Universal Analytics para o GA4. Porém, há alguns assuntos que ainda causam bastante dúvida entre os usuários dessas ferramentas, e um deles é: "OK, teremos uma nova interface e forma de mensurar/visualizar os dados, mas para onde vão as minhas informações históricas? Ainda teremos algum acesso 'consultivo' ao GAU? A visualização dos dados que tenho no Universal vai sumir e sair do ar de repente?" São inúmeros questionamentos relacionados a esse ponto, e hoje estamos aqui para esclarecer um pouquinho desse mistério para vocês. 

Não, o GAU não vai sumir de repente após a transição. O Google deixa bem claro para seus clientes e em seus artigos que o desligamento total do Universal Analytics será avisado previamente. O fatídico dia 01/07/2023 está perto de chegar. E sim, após essa data, você vai poder acessar os dados processados anteriormente na propriedade do Universal Analytics. O grande ponto é que esse acesso consultivo será disponibilizado, segundo o Google, por pelo menos seis meses. É isso mesmo, você conseguirá visualizar seus dados históricos do GAU por até 6 meses após a transição e, passando este prazo, não será mais possível visualizar os dados por lá. Mas calma, nem tudo está perdido! O Google sabe que seus dados são muito importantes e, por isso, sugere que as empresas usem esse tempo para fazer a exportação dos seus relatórios históricos, assim nenhum dado é perdido e você tem um "backup" seguro de todas as informações já processadas em seu site. 

Caminhos para a exportação de relatórios

Para essa exportação, existem algumas opções disponíveis. Dentre elas, as principais são: 

  • CSV 
  • TSV 
  • TSV para Excel 
  • Excel (XLSX) 
  • Planilhas Google 
  • PDF 
  • API Reporting Google Analytics 
  • Google BigQuery (para os clientes 360) 

A partir daí, fica a critério do usuário. Contudo, podemos dizer que as mais utilizadas são a API Reporting do GA e o BigQuery. Só vale lembrar que, no caso do BigQuery, a extração suportada é de até 13 meses para trás. Ou seja, esse é o máximo de histórico que você conseguirá extrair. Para períodos superiores a essa quantidade de tempo, é recomendado usar a API. Este é o método programático mais avançado para acessar dados de relatórios no Google Analytics. Com ele, você pode: 

  • criar painéis personalizados; 
  • automatizar tarefas de relatórios; 
  • integrar seus dados do GA a outros aplicativos de negócios. 
     

E aí, ficou na dúvida de qual é a maneira que mais se adequa à realidade do seu negócio?

Aqui na I-Cherry possuímos ferramentas que podem te ajudar com essa exportação de forma mais rápida e automatizada. Saiba mais entrando em contato conosco e lembre-se a exportação tem data limite para acontecer. Fique de olho nos prazos para não perder nenhum dado importante para o seu negócio!

Para mais informações sobre a virada acesse aqui: https://support.google.com/analytics/answer/11583528?hl=pt-BR

*É possível que nos próximos meses o Google opte por mudar esse período de 06 meses, sugerimos acompanhar as notícias diretamente no portal de suporte da plataforma.

 

Leia mais sobre o GA4. 

Anna Paula Mendes


Coordenadora de Dados do time de Martech, possui mais de 11 anos de experiência em performance de canais digitais e análise de dados. Já trabalhou com os maiores players do mercado e nos mais variados nichos, desde telecom até varejo, moda e comunicação. Extremamente curiosa, é fascinada por entender o comportamento do usuário e usar esses dados para levar insights de negocio relevantes para os clientes.

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