C4M: Uso de Inteligência Artificial fácil e efetivo

Felipe Mikos de Lara

28 Julho 2020
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Por Felipe Lara

Vamos falar um pouco sobre como utilizar a Inteligência Artificial no dia a dia de sua empresa, seja ela um pequeno delivery, por exemplo, ou um grande e-commerce.

Quando ouvimos falar sobre esse assunto já imaginamos máquinas gigantescas, robôs realizando atividades “extraordinárias” e até filmes de ficção.

Há também aqueles que dizem que, no futuro, os computadores terão um papel fundamental na tomada de decisões – mas e se eu disser que, se for esse o caso, o futuro já chegou? Mas tudo bem, vamos por partes.A inteligência artificial parece tecnologia de outro mundo, não é? Mas você já reparou o quanto seus dispositivos a utilizam no dia a dia?

Alguns smartphones utilizam a tecnologia juntamente ao seu software de câmera em que, ao apontar a lente para algum objeto, ela reconhece aquela imagem/local e aprimora os recursos para que o clique fique ainda melhor. Outro exemplo, são os populares Assistentes Pessoais (Siri, Google Assistant, etc).

Mas afinal, o que é Inteligência Artificial?

O conceito básico trata-se da criação de máquinas, com sistemas computadorizados, que permitem com que elas possam pensar e agir como os seres humanos. Elas são feitas para coletar dados, analisar situações e executar alguma ação. Essas máquinas são criadas fisicamente na sua empresa ou na famosa nuvem.

Outro exemplo interessante é o dos serviços de streaming que utilizam IA para sugerir e/ou recomendar conteúdos relevantes.

O Machine Learning é uma parte da IA e é muito utilizado no exemplo citado acima.

Quando a máquina não encontra uma resposta, ela tenta outra alternativa e continua assim até que a resposta seja encontrada. Ao encontrar, ela entende como resolver determinada situação e torna o caminho mais rápido para as próximas vezes.

Cloud 4 Marketing: como unir o marketing com a tecnologia?

Podemos afirmar que o Marketing não pode mais seguir sem o uso da tecnologia e eu vou te explicar o porquê.
Há muitos anos um anunciante comprava mídia na TV e era isso – milhões eram pagos por alguns segundos e sem comprovação de eficácia da sua campanha. Surgiram então os “veículos digitais”, muito criticados no início, e muitas vezes com o mínimo de investimento possível. O diferencial é que você tinha um controle do retorno do seu investimento, mas ainda assim o seu anúncio era exibido para pessoas que não tinham nenhuma afinidade com o seu produto. Isso foi sendo melhorado e agora você consegue segmentar diversos públicos por interesses, etc.

E agora? Qual a próxima etapa?

Por que não investir em mídia direcionada às pessoas que estão mais propensas a comprar seu produto/serviço e, considerando o seu “comportamento”, encontrar mais pessoas como essa?

É nesse momento em que entra a aplicação prática de tudo isso o que estamos falando.

Por meio dessa tecnologia é possível identificar alguns padrões dos seus clientes e prever se ele é um cliente com alta, média ou baixa propensão de compra em um determinado período.

Com esta informação você consegue direcionar o seu investimento para atingir pessoas que ainda não optaram pela compra, mas consideram comprar.

Ou seja, se você sabe que:

- 5 pessoas vão retornar ao seu site e comprar o seu produto (alta propensão);

- 8 estão indecisas, mas estão considerando (média propensão);

- 5 não irão comprar (baixa propensão);

Por que continuar impactando quem já irá comprar? E se eu focar nos usuários de pontuação média? E se eu mostrar para os de pontuação baixa o quão relevante meu produto/serviço é? E se eu puder prever o quão rentável esses usuários podem ser para a minha empresa durante o ano?

Essas respostas podem ser obtidas utilizando os recursos de Cloud e Inteligência Artificial.

Quais as vantagens ao utilizar C4M?

Passamos muitos anos armazenando os nossos arquivos em nossos desktops e laptops. Algum tempo depois, passamos a armazenar em CDs e DVDs. Depois vieram os pendrives, etc.

Com o passar do tempo começamos a sentir falta da disponibilidade desses arquivos/dados em tempo real.

Se você tinha deixado um arquivo nos servidores da sua empresa e precisava dele para desempenhar a sua atividade no aeroporto, simplesmente não conseguiria acessa-lo.

A computação em nuvem (Cloud Computing) veio para auxiliar em casos mais simples, como esses, mas também pode ser muito útil para diversas outras atividades.

Ela “transformou” os servidores físicos em serviços que você paga por uso, armazenamento, etc.

Os servidores continuam existindo, mas você não precisa se preocupar em dar manutenção a eles.

Outras vantagens são:

  • Segurança

Seus dados estarão seguros e somente pessoas autorizadas terão acesso a eles.

  • Disponibilidade

Seus arquivos e dados estarão acessíveis em qualquer lugar, desde que você possua acesso à internet.

  • Escalabilidade

Estes serviços são altamente escaláveis. Ou seja, caso a utilização desses serviços tenha se tornado muito alta, você pode alocar os recursos necessários para atender à essa alta demanda.

Confira abaixo alguns dos projetos que trabalhamos aqui na i-Cherry utilizando Cloud Computing:

  • Customers LifeTime Value (CLV)

Esse projeto consiste na utilização de Machine Learning para calcular, baseado em dados conhecidos (dados históricos), o valor que os seus compradores têm para a sua empresa.

Algumas empresas olham para o valor total das compras sem avaliar todo o contexto.

Por exemplo, um cliente que faz uma única compra com um alto valor, é mais valioso do que um outro cliente que realiza diversas compras, porém, de valores mais baixos?

O CLV vai te ajudar a entender todos os perfis de seus consumidores, possibilitando o direcionamento de esforços mais precisos em seu planejamento de mídia.

  • Conversion Prediction, Churn Prediction

Utilizando diversos algoritmos, é possível identificar quais usuários estão mais decididos a comprar ou assinar o seu produto ou serviço, mas também é possível avaliar, baseado em seus dados, qual a probabilidade de seus consumidores deixarem de consumir da sua marca.

Com essa informação, você pode desenvolver uma nova estratégia de reengajamento para manter o cliente e fideliza-lo cada vez mais.

 

Como a i-Cherry pode te ajudar com Cloud for Marketing

A i-Cherry é uma agência especializada em dados aplicados ao marketing. Nosso time de Martech dispõe de profissionais experientes dos mais variados perfis para orientar, configurar e gerenciar as mais variadas soluções de dados aplicados ao marketing. Com experiência de muitos anos neste setor, trabalhando com clientes dos mais variados setores, produzimos soluções customizadas de acordo com a realidade e necessidades do seu negócio.

Também trabalhamos em parceria com agências e times inhouse de marketing e analytics para aportar as habilidades, ferramentas e recursos necessários para complementar e dar suporte aos seus times, levando suas ações a novos patamares de efetividade.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho de Cloud for Marketing e Inteligência Artificial e alguns de nossos casos de sucesso, entre em contato pelo formulário em nossa página de contato.

Felipe Mikos de Lara




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