Decifrando a jornada do consumidor: Dados atualizados, análises de especialista e estratégias acionáveis.

Giovanna Leandro

02 Agosto 2023
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Recentemente, a eMarketer divulgou um artigo bastante esclarecedor com dados atualizados sobre a jornada do consumidor em 2023. Os insights capturados nestes gráficos são cruciais para compreender as tendências que vêm sendo discutidas há algum tempo e que ainda se apresentam como oportunidades latentes para muitas marcas e anunciantes. Neste artigo, iremos analisar cada um deles. Vamos lá!

1. Canais de busca não tão óbvios: priorizando a relevância na estratégia de ativação

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“Uma observação interessante é como estes dados se alinham à necessidade crescente de priorizar a relevância em nossas ativações, indo além do tradicional funil de vendas. A jornada do consumidor não é linear, e o usuário em fase de awareness pode facilmente ser catapultado para a conversão final, especialmente impactado por anúncios melhor contextualizados.” Nesse sentido, é fundamental refletirmos sobre os papéis desempenhados pelos diferentes canais de mídia:

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Embora marketplaces e mecanismos de buscas dominem o ranking, é importante observar que plataformas sociais, como TikTok, Youtube e Instagram têm ganhado mais relevância na preferência dos consumidores ao iniciarem suas pesquisas. Este fator precisa ser considerado ao “definir a verba de search”, que normalmente coloca em análise apenas as projeções de cobertura de demanda nos principais buscadores. Rever esta metodologia pode garantir bons passos de vantagem competitiva a um anunciante atento às novas formas de busca.

Além disso, o aumento das buscas por informações nos próprios sites das marcas abre espaço para estratégias de SEO e CRO, direcionadas não apenas à otimização da venda, mas também ao momento crucial de descoberta do cliente.
SEO e CRO são estratégias excelentes para potencializar os investimentos já realizados na compra de mídia, fazendo com que os ambientes que recebem este tráfego capturado, estejam mais preparados para suportar a decisão da pessoa consumidora, minimizando as perdas de interesse e aumentando a taxa de conversão em cada jornada individual.

2. Comportamento entre lojas físicas e digitais: O poder do omnichannel

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Os dados revelam diferentes comportamentos de pesquisa e compra entre lojas físicas e digitais. Uma pergunta pertinente é: como seu site/app se posiciona em relação às lojas físicas em termos de representatividade para o seu negócio? Se o foco está nos pontos físicos, devemos utilizar as ações online para assistir, de forma eficaz, essa jornada. Da mesma forma, como aproveitar os dados de conversões offline para enriquecer as estratégias digitais?

“O conceito de omnichannel não se trata apenas de realocar verbas, e sim de utilizar dados, ferramentas e análises para fortalecer o negócio de forma integral. Uma estratégia digital bem-sucedida envolve usar o online para ampliar resultados em outros canais prioritários para o cliente.” 

Aqui a integração dos dados proprietários, apoiando a automação de campanhas que geram tráfego nas lojas, conexão com mensageria, vendas do estoque local de produtos e a otimização de resultados a partir do valor do cliente, podem ser a chave para diferenciação e rentabilização de uma estrutura realmente omnichannel.

3. Motivadores de compra e fidelização: Destacando diferenciais e personalizando a experiência

Para muitas empresas, ainda estamos desmistificando o desafio de coexistir com grandes marketplaces. É fundamental compreender a motivação dos consumidores ao escolherem entre um marketplace e a loja da marca. Para isso, é crucial avaliar com criticidade se a marca está aplicando e otimizando ativamente os itens listados abaixo em seu site:

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Muitas vezes, o negócio já possui estes elementos em suas estratégias, mas não conseguem transmiti-las ao consumidor de forma efetiva. Em complemento, este gráfico nos dá ainda mais insumos para essa análise, 56% dos consumidores voltariam a comprar com uma marca após uma experiência personalizada:

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Metodologia e cultura de testes, munidos de bons dados, são ferramentas poderosas para comprovar, com evidências sólidas, que o usuário demanda uma abordagem personalizada, de acordo com as alavancas comerciais que mais o atraem.

“A ideia de que um mesmo criativo exibido cansativamente, há meses, para uma base gigante de retargeting, ainda pode converter, não condiz com a realidade atual. A equipe de marketing conectada ao momento, inova e se adapta às exigências do consumidor moderno.”.

A personalização de criativos, aprimoramento do 1st party data e a compreensão das expectativas do público, tornam-se cruciais para gerar impacto positivo nas conversões.
Essa diferenciação sugere explorar o uso de ferramentas que oferecem estúdios de criativos para empoderar o marketing com a personalização em escala, como o Ads Creative Studio e ampliando as possibilidades de segmentação com soluções como o Campaign Manager e o DV360, além de outras fontes de dados relevantes.

4. Cliente fidelizado como embaixador da marca

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Por fim, devemos entender o poder de rentabilização do cliente fidelizado, tornando-o um embaixador da marca. 

Estudos comprovam que pessoas que desconhecem a marca ou o produto estão dispostas a pagar menos que a média de mercado, enquanto os que conhecem a marca e o produto estão dispostos a pagar acima da média. Esse fato reforça a importância de criar laços sólidos com os clientes, oferecendo experiências alinhadas aos seus valores compartilhados. Eles podem se tornar a prova social e os embaixadores que sua marca e seus produtos precisam.

“Conquistar a fidelidade do cliente é mais do que uma simples transação; é uma estratégia para gerar defensores leais da marca, que influenciarão positivamente sua reputação e atração de novos consumidores.”

 

 

Para refletir: ao priorizar a relevância, abraçar o omnichannel, valorizar a experiência personalizada e investir na fidelização, sua empresa não estará apenas impulsionando resultados comerciais, mas também posicionando sua marca como referência para o seu público, transmitindo confiança e autoridade junto aos consumidores. Portanto, é hora de agir com assertividade, ajustando as estratégias à nova realidade do consumidor exigente de 2023 e colhendo os frutos de relacionamentos duradouros e lucrativos.

 

Giovanna Leandro


Há 5 anos atuando como mídia, atualmente faço parte do time de Novos Negócios da i-Cherry. Tenho experiência com anunciantes de varejo, educação, moda, beleza e entretenimento. Além das capacidades técnicas de mídia, já atuei como Scrum Master, mantendo o bom funcionamento dos processos e agilidade dos times. Hoje tenho um papel mais presente na organização e desenvolvimento da agência como um todo. Atuo nas renovações e negociações contratuais, análises de mercado, auditorias em contas e acompanhamento da qualidade dos novos projetos da i-Cherry.

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