O sunset do Google Analytics Universal Analytics (UA) já aconteceu há alguns meses, mas ainda existem muitas dúvidas quando o assunto é armazenamento dos dados históricos.
Ainda há tempo para armazenar esses dados fora do GA? Qual o melhor caminho a seguir? Vamos falar um pouco mais sobre isso.
O Google Analytics, em sua versão UA, foi descontinuado e as propriedades Standard já pararam de processar dados em 01/07/2023. Já as propriedades 360, versão paga da ferramenta, continuarão processando dados até 30/06/2024.
Os dados processados antes desse período continuam disponíveis, até 30/06/2024 e, segundo o Google, a partir do dia 01/07/2024 o acesso à interface e API do GA UA serão perdidos. Isso se aplica para ambas as versões da ferramenta: Standard e 360.
Ou seja, se sua empresa precisar consumir esses dados processados pelo GA UA após seu encerramento, então está na hora de estruturar o plano.
“Ok, mas qual é a importância desses dados?”
Além de trazer uma base sólida para nortear ações e estratégias futuras, é possível gerar insights sobre tendências, mudanças de comportamento e impacto de ações passadas.
Manter os dados históricos é fundamental para uma compreensão aprofundada, otimização contínua e adaptação às necessidades e demandas em constante evolução.
Agora vamos direto ao ponto: Quais caminhos eu posso seguir?
Existem várias maneiras de coletar esses dados e cada uma tem as suas particularidades:
1. Download/Exportação dos relatórios pela interface
Essa opção permite criar relatórios específicos diretamente pela interface do GA UA, selecionar o período desejado e exportar nos seguintes formatos:
- CSV;
- TSV;
- TSV para Excel;
- Excel (XLSX);
- Planilhas Google;
- PDF.
É a forma mais simples, mas também bastante manual, pois será necessário criar e baixar os relatórios um a um.
2. Complemento do Google Sheets
Você pode conectar as suas propriedades diretamente com o Google Sheets por meio deste complemento que pode ser facilmente encontrado dentro da ferramenta.
O ponto de atenção fica por conta das limitações que o Google Sheets possa apresentar, como limite de linhas, células etc.
3. API do Google Analytics
Essa é umas das soluções mais completas e ágeis que está disponível. É possível configurar os relatórios e períodos, utilizando a API do GA e automatizar todo o processo de coleta de dados, contudo, é necessário ter conhecimento sólido em programação para desenvolver essa solução, além de um ambiente confiável para processar grandes volumes de dados.
4. BigQuery | Google Cloud Platform
Essa também é uma ótima escolha como solução! Com a integração nativa entre o GA UA e o BigQuery (BQ) é possível, com poucos cliques, enviar diretamente os dados históricos para uma tabela dentro do ambiente Cloud do Google.
Vale ressaltar que este recurso é exclusivo para as propriedades GA UA 360 e os dados enviados são os dados brutos, portanto, você precisará de profissionais qualificados para criar as consultas e gerar as visões de negócio relevantes para você. Outra ressalva é referente ao período/volume de dados disponibilizado: 13 meses anteriores à data de vinculação OU 10 bilhões de hits. O que for atingido antes.
São algumas opções disponíveis e nós temos certeza de que alguma delas se irá se encaixar para o que sua empresa precisa.
Aqui na i-Cherry você encontrará o time certo para te ajudar a construir este projeto, criar a melhor estratégia e tirar as dúvidas. Conte conosco para seguir crescendo em seu negócio!
Este artigo foi escrito pela Andriele Santos, nossa gerente de tecnologia e pelo Felipe Mikos, nosso coordenador técnico da i-Cherry.