Dados históricos no GA Universal Analytics | i-Cherry

Marketing i-Cherry

26 Outubro 2023
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O sunset do Google Analytics Universal Analytics (UA) já aconteceu há alguns meses, mas ainda existem muitas dúvidas quando o assunto é armazenamento dos dados históricos.
Ainda há tempo para armazenar esses dados fora do GA? Qual o melhor caminho a seguir? Vamos falar um pouco mais sobre isso.

O Google Analytics, em sua versão UA, foi descontinuado e as propriedades Standard já pararam de processar dados em 01/07/2023. Já as propriedades 360, versão paga da ferramenta, continuarão processando dados até 30/06/2024.

Os dados processados antes desse período continuam disponíveis, até 30/06/2024 e, segundo o Google, a partir do dia 01/07/2024 o acesso à interface e API do GA UA serão perdidos. Isso se aplica para ambas as versões da ferramenta: Standard e 360.

Ou seja, se sua empresa precisar consumir esses dados processados pelo GA UA após seu encerramento, então está na hora de estruturar o plano.

“Ok, mas qual é a importância desses dados?”

Além de trazer uma base sólida para nortear ações e estratégias futuras, é possível gerar insights sobre tendências, mudanças de comportamento e impacto de ações passadas.

Manter os dados históricos é fundamental para uma compreensão aprofundada, otimização contínua e adaptação às necessidades e demandas em constante evolução.

Agora vamos direto ao ponto: Quais caminhos eu posso seguir?

Existem várias maneiras de coletar esses dados e cada uma tem as suas particularidades:

1. Download/Exportação dos relatórios pela interface


Essa opção permite criar relatórios específicos diretamente pela interface do GA UA, selecionar o período desejado e exportar nos seguintes formatos:

  •  CSV;
  • TSV;
  • TSV para Excel;
  • Excel (XLSX);
  • Planilhas Google;
  • PDF.

É a forma mais simples, mas também bastante manual, pois será necessário criar e baixar os relatórios um a um.

2. Complemento do Google Sheets


Você pode conectar as suas propriedades diretamente com o Google Sheets por meio deste complemento que pode ser facilmente encontrado dentro da ferramenta.

O ponto de atenção fica por conta das limitações que o Google Sheets possa apresentar, como limite de linhas, células etc.

3. API do Google Analytics


Essa é umas das soluções mais completas e ágeis que está disponível. É possível configurar os relatórios e períodos, utilizando a API do GA e automatizar todo o processo de coleta de dados, contudo, é necessário ter conhecimento sólido em programação para desenvolver essa solução, além de um ambiente confiável para processar grandes volumes de dados.

4. BigQuery | Google Cloud Platform


Essa também é uma ótima escolha como solução! Com a integração nativa entre o GA UA e o BigQuery (BQ) é possível, com poucos cliques, enviar diretamente os dados históricos para uma tabela dentro do ambiente Cloud do Google.
Vale ressaltar que este recurso é exclusivo para as propriedades GA UA 360 e os dados enviados são os dados brutos, portanto, você precisará de profissionais qualificados para criar as consultas e gerar as visões de negócio relevantes para você. Outra ressalva é referente ao período/volume de dados disponibilizado: 13 meses anteriores à data de vinculação OU 10 bilhões de hits. O que for atingido antes.

São algumas opções disponíveis e nós temos certeza de que alguma delas se irá se encaixar para o que sua empresa precisa.

Aqui na i-Cherry você encontrará o time certo para te ajudar a construir este projeto, criar a melhor estratégia e tirar as dúvidas. Conte conosco para seguir crescendo em seu negócio!

Este artigo foi escrito pela Andriele Santos, nossa gerente de tecnologia e pelo Felipe Mikos, nosso coordenador técnico da i-Cherry.

 

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