Com as constantes atualizações do Google, produzir conteúdo de qualidade deixou de ser só uma recomendação e se tornou uma necessidade. Textos bem escritos e pensados de pessoas para pessoas — não somente para o algoritmo — são essenciais para alcançar bons resultados em SEO.
Neste artigo, a gente te explica o que significa ter um conteúdo de qualidade, a importância da estratégia e compartilha dicas para destacar seu site nos mecanismos de busca. Vamos lá?
Conteúdo de qualidade é aquele que entrega valor real para o usuário: oferece informações relevantes, responde às principais dúvidas com clareza e evita “encher linguiça” só para tentar ranquear bem no Google.
Em outras palavras, é um texto que:
Um texto bem escrito contribui para a reputação da marca, gera confiança e cria autoridade no assunto.
Dessa forma, você consegue:
Ou seja, investir em conteúdo de qualidade é fundamental para posicionar seu site como referência no mercado.
Agora que você já conhece a estrutura de um bom conteúdo, vamos às dicas práticas!
O primeiro passo é entender o que a pessoa realmente busca ao pesquisar determinado tema. Uma mesma palavra-chave pode gerar diferentes tipos de resultado no Google, já que cada pesquisa possui uma intenção diferente.
Por exemplo, o termo [viajar para Santiago] pode refletir intenções de busca variadas, como:
Por isso, entender o comportamento do usuário é fundamental para criar conteúdos alinhados a essas necessidades.
E como descobrir a intenção de busca de maneira simples? Pesquisando no Google!
*Um único termo trouxe sugestões variadas, evidenciando as diferentes dúvidas e interesses que o usuário pode ter ao pesquisar sobre um mesmo assunto. (Imagem: Captura de tela).
Além disso, ferramentas como o Google Trends nos ajudam a acompanhar quais temas estão em alta e entender o interesse dos usuários ao longo do tempo, sendo bastante úteis para entender a relevância de determinados assuntos.
Para ajudar na análise e escolha dessas palavras, ferramentas como o Semrush e o Answer the Public oferecem insights sobre volume de busca, perguntas feitas pelos usuários e tendências de mercado.
Na hora de aplicar essas palavras-chave no conteúdo, é importante:
O título funciona como a capa de um livro: se ele não for atrativo, dificilmente o leitor vai se interessar. Um bom título descreve o conteúdo da página de forma clara e objetiva, sem rodeios.
Mas não é só para o usuário que o título importa. O Google também considera ambos os elementos para classificar a sua página nos resultados de busca.
Confira as melhores práticas para título e subtítulo otimizados:
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Variar o formato do conteúdo é fundamental para melhorar a experiência do usuário e otimizar o site para SEO. Trazer imagens, infográficos e vídeos torna o conteúdo mais envolvente.
Como resultado, o usuário tende a ficar mais tempo na página — um fator importante para o Google entender a relevância do conteúdo.
Além disso, formatos variados ampliam o alcance, já que seu site pode aparecer em outros tipos de resultados nos mecanismos de busca.
Veja o exemplo abaixo:
*Ao pesquisar por i-Cherry, o Google exibe imagens relacionadas à marca. Isso significa que vamos além do resultado da pesquisa tradicional. (Imagem: Captura de tela).
Parece óbvio, mas criar conteúdo original vai além de evitar cópias ou o uso exclusivo de inteligência artificial. O diferencial está em usar a sua própria experiência e conhecimento para entregar o melhor ao usuário. Afinal, existem diversos sites falando sobre o mesmo tema, então é preciso se destacar.
Por isso, trazer vivência real para o texto, mostrando que você domina o assunto e tem propriedade para falar, não só agrega valor para o usuário, como também segue as boas práticas do Google para conteúdos de qualidade.
Um exemplo é o conceito E-E-A-T — critérios utilizados pelo Google para avaliar se um conteúdo é útil, relevante e original. Veja abaixo:
Ou seja, ao seguir as práticas mencionadas acima, você aumenta as chances de conquistar a confiança do usuário e alcançar melhores posições no Google.
Sim, você pode usar o ChatGPT e outras inteligências artificiais para criar conteúdo, mas com ressalvas.
Essas ferramentas são benéficas e ajudam a estruturar as suas ideias, mas cabe destacar que elas não substituem o “toque humano”. A IA deve ser uma ferramenta de apoio, não a principal autora do texto.
Inclusive, o próprio Google diz que não penaliza conteúdos gerados por IA, desde que eles tenham qualidade e sejam pensados para o usuário — e não somente para manipular os robôs.
Dessa forma, o buscador valoriza conteúdos que trazem originalidade, autenticidade e responde às principais dúvidas dos usuários. Por isso, mesmo que você recorra à IA durante o processo, leve em conta que:
Um bom texto não é feito apenas de palavras-chave ou da aplicação de regras técnicas, vai muito além disso! Você precisa saber para quem está escrevendo e realmente entregar valor, seja sanando dúvidas ou ajudando o leitor.
Lembre-se: uma marca não é lembrada só por ser vista, mas também pelo que faz.
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