A i-Cherry, martech de estratégias de mídia do Grupo WPP, estruturou em sua operação um time de acessibilidade digital, com o objetivo de tornar negócios inclusivos para mais de 45 milhões de pessoas com deficiência.
Segundo o último censo do IBGE, no Brasil, as pessoas com deficiência representam uma renda mensal de mais de 11 bilhões de reais – apesar disso, a falta de acessibilidade web ainda é um grande impeditivo para que esses consumidores interajam virtualmente com pequenas e grandes marcas.
Ao estudar como tornar a web mais acessível, nos deparamos com duas situações:
O setor de acessibilidade da i-Cherry além de inclusivo é um serviço inovador, oferece a possibilidade de seus clientes terem um site que está dentro da lei. A Lei federal nº 13.146, mais conhecida como Lei Brasileira de Inclusão (LBI), entrou em vigor em 2015 e prevê uma série de direitos e deveres ao segmento da pessoa com deficiência.
Em seu Artigo de nº 63, estipula como obrigatória a acessibilidade em sites mantidos por empresas, para que pessoas com deficiências tenham acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.
Começamos a parceria com Guide em julho de 2021, organizamos o planejamento de ações e em agosto iniciamos estudos, recomendações e otimizações nos pilares de tecnologia, educação, conteúdo e posicionamento. Além disso conseguimos orientar diversas áreas – de Dev a Social. O setor é composto exclusivamente por pessoas com deficiência e tem como objetivo continuar abrindo portas para cada vez mais PCDs na agência.
A Guide, primeira corretora de investimentos a investir em ações digitais de acessibilidade, reestruturou todo o site para uso de ferramentas com a consultoria da i-Cherry. Dentre as ações, foram inseridos links de atalho para quem precisa navegar por teclado, assistente virtual de tradução em libras nos sites Guide e O Guia Financeiro, leitura em áudio disponível nos sites Guide além de resumo em texto de informações importantes abordadas nas lives, peças de redes sociais com texto alternativo nas imagens e descrição na legenda do post e treinamentos internos voltados ao tema.
Trabalhamos de forma bem integrada com Guide e os setores de SEO, Criativo e WA, atuando tanto com orientações em conjunto como na criação de materiais mais acessíveis como o dash de Guide. Tranformando a agência e nossos clientes em espaços com mais equidade em pró da inclusão de todos.
Atender e conversar com todos os públicos é a nossa obrigação! Entendemos que muitas melhorias precisam ser feitas em todo o nosso trabalho, mas estamos no caminho para oferecer cada dia mais acessibilidade. Por isso, contamos com a consultoria especializada da i-Cherry e estamos trabalhando para que nossos canais digitais estejam cada dia mais acessíveis e inclusivos para todos os nossos clientes e parceiros - Fernanda Giuletto, Head de marketing da Guide Investimentos
Algumas mudanças simples como a cor da fonte do título da página e o contraste com o fundo, melhoraram a percepção do texto e deixou mais agradável para quem lê.
Após o treinamento de Libras, a i-Cherry recomendou a ferramenta Hand Talk, que oferece um plugin que traz um tradutor virtual que, por meio de um avatar personalizado, traduz textos em português para a língua brasileira de sinais, a Libras.
Com o plugin da Hand Talk, temos a opção de traduzir textos e elementos do site em Libras (através do avatar) e em som – através do leitor de texto.
Para ser acessível, todas as informações relevantes de uma página devem conter um equivalente textual. Isso significa que, se for usada alguma outra mídia, como imagens e sons, as informações que elas contêm devem ser repetidas numa descrição em texto que transmita as mesmas informações.
Após o treinamento de Alt Text, além das imagens carregadas nas matérias do Guia Financeiro, todas as redes passaram a receber descrições otimizadas e revisadas.
Em pouco tempo, já é possível perceber que existe um público que já está se beneficiando com os recursos de acessibilidade implementados no site de Guide e do Guia Financeiro.
Em novembro, mesmo antes de Guide se posicionar, já tínhamos 1.393 traduções em Libras pela ferramenta do site. No dia 03 de Dezembro, após Guide se posicionar nas redes sociais, o Guia Financeiro contou com 7.123 traduções em 3 dias.
Hoje, menos de 1% dos sites brasileiros são acessíveis para pessoas com deficiência – um percentual muito baixo para uma adequação que está prevista em Lei (13.146) desde julho de 2015. Para a i-Cherry, especialista em canais digitais, os números reforçam a importância de uma consultoria especializada.
Entre os objetivos do trabalho estão a conscientização sobre o tema e a orientação de melhores práticas para de ambientes virtuais inclusivos para todas as pessoas, não apenas as com deficiência.
Na agência, o time de especialistas responsável pela operação é formado por profissionais multidisciplinares, que também são pessoas com deficiências. Para potencializar ainda mais o trabalho e ampliar as discussões, o time conta com o apoio de um comitê de acessibilidade digital formado por colaboradores de diferentes setores. Atualmente, o grupo possui mais de 30 profissionais e é dirigido por Adriano Nadalin, CEO da i-Cherry.
“Historicamente, gostamos de trazer para a mesa assuntos que proporcionam mudanças necessárias. Nós, como especialistas em comunicação, precisamos trabalhar para ser o impulso que vai transformar este cenário”, afirma Nadalin.
Para realizar diagnósticos precisos e recomendar as melhores práticas, o time de especialistas leva em consideração quatro pilares fundamentais: tecnologia, comunicação, posicionamento e educação. As recomendações são baseadas em análise de dados internos e oportunidades de mercado e vão além de websites: todo canal de comunicação digital pode ser otimizado, de sistemas a redes sociais.
“A nossa premissa é promover mudanças que gerem valor. Conteúdos e interfaces acessíveis podem atingir um público maior - gerando mais receitas, demandas e impacto positivo no posicionamento da marca. Todo mundo sai ganhando”, acrescenta Amanda Lyra, líder do Time de Acessibilidade da i-Cherry.
Entre em contato agora e descubra como ser pioneiro nesse assunto.