Clientes que já possuem uma licença do Analytics 360 receberam a mais nova atualização estrutural do GA4: as subpropriedades.
Ao contrário do que está sendo falado, as subpropriedades do GA4 não são as substitutas das vistas do Universal Analytics. Esse novo recurso funciona da mesma forma que uma propriedade comum, mas com algumas restrições.
Após criar uma subpropriedade você pode configurá-la de forma independente da propriedade de origem, dar acesso a apenas alguns usuários específicos, marcar outros eventos como conversão, criar públicos-alvo, excluir e filtrar dados entre outras funcionalidades. As subpropriedades facilitam a análise de dados que precisam ser coletados de forma separada e melhora a governança de acessos de cada colaborador.
As subpropriedades tem as seguintes restrições e regras:
Todas as subpropriedades criadas estão sujeitas aos mesmos limites de recursos de propriedades 360 como dimensões e métricas, conversões, públicos-alvo e etc.
Todos os hits processados dentro das subpropriedades terão um custo adicional de 50% do valor total dos hits coletados. Lembrando que se a subpropriedade contiver filtros a cobrança será aplicada somente nos dados coletados.
Imaginando um cenário em que haja 4 sites com domínios diferentes que conversam entre si, o ideal é criar apenas uma propriedade GA4, com apenas um fluxo de dados e fazer a configuração de cross-domain diretamente nas configurações do fluxo de dados. Caso haja necessidade de separar essas informações por domínio, aí que entra as subpropriedades. Não é recomendado criar um fluxo de dados para cada domínio na propriedade de origem ou uma propriedade de GA4 para cada domínio.
Se você precisa separar dados de web/app para também serem analisados de forma separada, crie uma subpropriedade para cada origem utilizando um filtro de plataforma.
Para o filtro da subpropriedade de app, filtrar a plataforma por “Android” ou “iOS”.
Para o filtro da subpropriedade de web, filtrar plataforma por “web”.
6 - Salve as alterações.
Acesse as documentações a seguir do Google para saber mais sobre o assunto