Roadmap Martech e Maturidade Digital | i-Cherry

Dora de Oliveira

17 Julho 2020
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Por Dora Oliveira, Martech Data Analytics Director

 

Hoje nós vamos conversar sobre como desenhar um plano de Martech, antes de optar por ferramenta A ou B, da importância desse planejamento e como um framework de Maturidade Digital pode ser essencial nesse processo.

Com tantas empresas oferecendo as mais diversas soluções, o site Chief Martech por exemplo citou mais de 7.040, determinar quais delas o ajudarão a executar melhor seus objetivos de negócio e estratégia de marketing parece impossível. Mesmo as empresas que têm planos mais claros e sabem onde querem chegar podem encontrar alguns desafios nessa trajetória. Então vocês devem estar se perguntando: por onde eu começo?

Neste contexto a parte essencial de uma estratégia vencedora é ter um Roadmap viável e bem elaborado – e é aí que surgem as perguntas:

  • Mas eu só vou inserir uma ferramenta no dia a dia de marketing, preciso mesmo ter um Roadmap?
  • O que seria um Roadmap viável e bem elaborado?

Minha ideia é esclarecer esses pontos e mostrar que sim, é possível ter uma entrega dos três pontos de forma simples e que ajudará a mostrar resultados mensuráveis e de grande valia para sua corporação.

Alguns exemplos da importância de ter um Roadmap de Martech

  • Mensurar o resultado real do investimento em tecnologia;
  • Propriedade dos Dados ­– vamos tratar desse assunto em outros artigos, por enquanto meu conselho é manter ele SEMPRE em pauta pois LPGD e Cookieless já são realidade;
  • Vantagem competitiva – no mar de dados que vivemos hoje é imprescindível ter soluções que se adequem as particularidades do seu negócio e trabalhem para você;
  • Automatização de fluxos de trabalho e etc.

Espero que essa simples introdução tenha feito você cogitar a possibilidade de ter um Roadmap de Martech. Agora vamos falar por onde e como começar.

Ter um plano


Eu sei que parece simples e básico, mas acredite em mim – durante vários anos trabalhando na área de Analytics e Martech, vejo muitas empresas querendo viver as vantagens do uso das tecnologias sem um plano bem definido e estruturado.

Esse plano vai te ajudar a traçar sua estratégia, será o caminho que o levará do ponto A ao B – e o Roadmap de Martech será sua condução.

Nesse momento nos acionamos à Maturidade Digital, pois um assessment nesse tópico irá esclarecer seu ponto A (onde você está) e o ponto B (onde quer ou pode chegar) – lembrando que o avanço no uso efetivo de Tecnologias de Marketing está intimamente ligado ao avanço de Maturidade Digital de uma empresa.

Bônus: você encontra aqui no nosso site um quiz que vai ajudar você a identificar qual estágio de maturidade está sua empresa.

É importante saber que esse plano precisa ser visionário e de longo prazo, estamos falando de um processo de amadurecimento digital que demandará esforços humanos e financeiros.

Metas claras

Definir metas claras é um passo fundamental para que as equipes mantenham o foco na realização das suas atividades e tomem conhecimento das pequenas vitórias no decorrer do projeto.

É importante que as metas estejam relacionadas com a visão da empresa e sejam fracionadas por etapas do plano, que podem ser desde a diminuição do investimento do esforço humano em atividades operacionais até a rentabilização do investimento em mídia, uso efetivo de dados, etc.

Pessoas certas


Quando uma empresa resolve investir em Tecnologia de Marketing ela precisa estar certa que será necessário um investimento nos recursos humanos também. Esses investimentos podem ser desde treinamentos até a contratação de pessoas com especialidades em alguma tecnologia ou funcionalidade nova.

O Avinash Kaushik tem um artigo muito bom sobre esse assunto, em que ele fala sobre a Regra do 10/90 – 10% de investimento em ferramenta e 90% do investimento em pessoas. Apesar desse conteúdo não ser recente ele ainda é atual ao nosso cenário, pois nenhuma empresa terá sucesso apenas investindo em tecnologias de ponta sem uma equipe que saiba explorar tudo ou pelo menos parte do que essa tecnologia tem a oferecer.

Tecnologia certa


Eis aqui um grande desafio. Como comentamos no início desse artigo, a quantidade de ferramentas disponíveis no mercado de Martech tem crescido exponencialmente nos últimos anos e nunca foi tão difícil escolher uma ferramenta, com todas essas opções. Mas se você passou pelos três passos anteriores, nesse momento seu cenário é mais calmo – lembrar do seu problema comercial e de onde você quer chegar é a chave para descobrir quais soluções melhor o ajudarão a resolve-los.

Neste ponto o ser visionário (que comentamos no primeiro passo) ganha muita importância, você não precisa começar usando todas as ferramentas que te ajudarão a alcançar suas metas, mas precisa escolher ferramentas que farão sentindo ao longo do processo e que proporcionarão integrações inteligentes.

Em resumo...

Seguindo esses quatro passos, você vai conseguir de forma simples desenhar e priorizar qual caminho seguir para ter ferramentas eficientes e que geram competividade ao seu negócio. Lembrando que, apesar do nome Martech (tecnologia aplicada ao marketing), essa disciplina não deve e não pode ficar restrita apenas ao ambiente e desafios de TI e Marketing ­– ela precisa ser inserida na cultura organizacional como um todo. Com essa mudança de pensamento, a existência desse Roadmap ganha ainda mais importância e relevância quando alinhado com a visão da empresa.

Como a i-Cherry pode te ajudar com Roadmap Martech e Maturidade Digital

A i-Cherry é uma agência especializada em dados aplicados ao marketing. Nosso time de Martech dispõe de profissionais experientes dos mais variados perfis para orientar, configurar e gerenciar as mais variadas soluções de dados aplicados ao marketing. Com experiência de muitos anos neste setor, trabalhando com clientes dos mais variados setores, produzimos soluções customizadas de acordo com a realidade e necessidades do seu negócio.

Também trabalhamos em parceria com agências e times inhouse de marketing e analytics para aportar as habilidades, ferramentas e recursos necessários para complementar e dar suporte aos seus times, levando suas ações a novos patamares de efetividade.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho de Roadmap Martech e Maturidade Digital e alguns de nossos casos de sucesso, entre em contato pelo formulário aqui.

 

 

Dora de Oliveira


Diretora de Martech e Data Analytics na I-Cherry sua experiência é tanto na área de agência quanto na área de negócios. Passou por clientes como Avon, TIM, Coca Cola, Nestlé, e muitos setores-chave trabalhando na criação de projetos de data lake. Protagonista chave na criação da divisão Martech na i-Cherry em 2019, lidera uma equipe com cientistas e engenheiros de dados e desenvolvedores; Diretores de Arte e especialistas em plataformas de marketing como Google Marketing Platform e Cloud for Marketing.

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