Recentemente, o mercado recebeu a notícia do lançamento da versão Pro do Looker Studio pelo Google. Neste artigo, vamos explorar algumas das novidades contidas nessa atualização e entender as vantagens dessa ferramenta para o nosso dia a dia nos negócios.
Entre as principais novidades, temos um melhor gerenciamento dos colaboradores do seu negócio. Até antes do lançamento da versão Pro, todos os relatórios criados ficavam sob a autoria de quem os criou, o que pode gerar problemas com a saída e rotatividade de pessoal.
Agora, os relatórios ficam sob domínio da organização, que organiza os acessos da forma como melhor representa sua rotina e times. Juntamente, tivemos o lançamento dos workspaces, que permite a criação de times dentro do Looker Studio Pro. Dessa forma, você pode adicionar, remover ou modificar acessos baseados nos times da sua empresa e não no usuário individualmente, além disso fica muito mais fácil ter um espaço colaborativo e acesso a ambientes como de produção e pré-produção, garantindo que as equipes certas tenham acesso e permissões detalhadas de compartilhamento.
Nas versões gratuitas do Looker, já é possível criar automações que disparam seus relatórios para e-mails de acordo com sua necessidade. A novidade é que agora também será possível:
Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de compartilhar versões dos seus relatórios com outras pessoas sem precisar ceder acesso de administração ou duplicar o relatório.
Imagine que você precisa compartilhar um relatório com seu time comercial para que possam fazer análises e testes, mas esse relatório não pode ser editado para preservar os dados, pois outras pessoas também acessam o mesmo relatório.
Com a ferramenta de Link de Relatório Pessoal, é possível compartilhar uma versão do seu relatório com outras pessoas que, ao editarem deixando da forma que precisam, não afetarão o relatório original. As edições serão aplicadas apenas para quem editou o relatório.
Essa funcionalidade diminui o problema de quebra de conexões e a criação de relatórios duplicados.
Para saber mais sobre essas e outras novidades, confira os links abaixo:
Este artigo foi escrito pelos Coordenadores de Data Analytics Bruno Costa e Talita Sousa.