Google Analytics 360: por que contratar?

Willy Dantas

22 Maio 2018
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Por Thaiz Vaz - Web Analytics

Conheça as principais diferenças entre a versão completa e a standard.

Se você chegou a este post, imaginamos que já conhece a web analytics e busca as vantagens de uma ferramenta tão poderosa para análise de dados como o Google Analytics 360. Então, vamos mostrar as principais diferenças e os recursos disponíveis para quem possui uma licença 360.

Antes de começar, vamos fazer uma pequena introdução sobre o GA. O Google Analytics é um serviço oferecido pela Google. Ao ativá-lo, você receberá um código em javascript para ser incorporado ao seu site e, a cada visitante recebido, informações são coletadas, processadas e exibidas em forma de relatórios e dashboards. Foi desenvolvido inicialmente para auxiliar webmasters a otimizar seus sites, mas hoje é utilizado tanto para gerar insights como para otimizar campanhas de marketing.

Google Analytics e Google Analytics 360

A primeira versão premium do GA foi lançada em 2011 destinada a empresa que recebem um grande volume de dados em seus canais digitais. Em 2015, o GA Premium foi renomeado para Google Analytics 360, passou a fazer parte da Suíte 360 do Google e fornece uma série de ferramentas de marketing e gestão de audiência.

Os principais benefícios em relação à versão standard são:

• Maior poder de processamento de dados.
• Relatórios sem amostragem.
• Integrações automáticas com outras soluções Google.
• Maior número de dimensões customizadas.
• Suporte especializado e garantias de funcionamento.

Abaixo relacionamos alguns recursos exclusivos da ferramenta:

Atualização de dados
A recência de dados passa a ser de até 15 minutos versos 24 horas do Google Analytics Standard. Isso potencializa a análise de dados e o acompanhamento de ações ao longo do dia, sendo ideal para sites que buscam alta performance.

Roll-Up
Com a Roll-Up é possível criar um relatório com um tipo de visualização especial em que conseguimos agrupar dados de diferentes propriedades.

Modelo de atribuição
Apesar de disponível também na versão inicial, na versão 360 você pode selecionar um modelo orientado a dados, usando-os para criar automaticamente um modelo de atribuição a partir de jornadas de conversão. O modelo de atribuição estima a contribuição de cada fonte de tráfego com base em seu impacto no comportamento do cliente dentro do funil de vendas.

Funis personalizados
Com os funis personalizados, é possível visualizar as etapas que os usuários seguem para concluir uma tarefa e ver rapidamente se o desempenho deles está bom ou ruim em cada etapa. Essas etapas podem ser configuradas a partir de eventos e é possível facilmente criar listas de remarketing para cada uma.

Limites
Com o Google Analytics 360 os limites são ampliados. Você pode gerar melhores relatórios com base em mais dados na interface. Além disso, o número de dimensões e métricas personalizadas é ampliado.

Tabelas personalizadas
Diferentemente dos relatórios personalizados, com as tabelas personalizadas você especifica uma combinação maior de dimensões, métricas, segmentos e filtros que deseja que o Google Analytics processe sem amostragem diariamente.

Integração
As integrações com as demais ferramentas do Google são ampliadas. Nativamente você poderá conectar o Google Analytics com o DoubleClick (DCM, DFA, DFP, DBM, DS).

Query time import
Esse recurso permite que você junte seus dados importados com dados históricos (hits que já foram coletados e processados pelo Google Analytics). Isso significa que você pode atualizar e refinar seus relatórios com dados importados à medida que você recebe novas informações.

Por fim, a venda da licença do Google Analytics 360 é realizada em contratos anuais e pode ser paga em parcelas mensais. O Google não realiza a venda direta da licença, por isso é necessário adquirir com um revendedor autorizado. No Brasil, somente 6 agências são resellers.

E aí, o que achou? Caso ainda tenha dúvidas sobre a ferramenta ou esteja interessado em adquirir o Google Analytics 360, entre em contato com a gente! Possuímos um time especializado em 360 capaz de ajudar, orientar e tirar qualquer dúvida.

Willy Dantas


Formação em Publicidade e Propaganda e Programação Web, carreira desenvolvida atuando como programador e também gerindo equipes de desenvolvimento. Expertise em marketing digital, programação web/app, gestão de dados (ETL), mensuração com foco em performance e gestão de projetos utilizando metodologias ágeis. MBA em Marketing Digital e MBA em Desenvolvimento Mobile. Domínio nas linguagens de programação Python, C, C#, PHP, JavaScript, React, React-Native. Banco de dados SQL, Mysql, PostgreSql e BigQuery. Domínio das ferramantas Google Marketing Platform: Google Analytics 360, Optimize, Google Tag Manager, Data Studio, Display Video 360, Search Ads 360. Na carreira atuou em projetos de empresas de grande expressão nacional e mundial como: TIM, Avon, Samsung, B2W (Americanas.com - Submarino - Shoptime), Ford, FGV, Wine entre outras.

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