Explore a busca local e aumente suas vendas

Willy Dantas

16 Maio 2018
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O Google Meu Negócio traz recursos valiosos para atrair mais clientes para sua loja física. Nos últimos anos, o comportamento do usuário sofreu grandes transformações quando falamos em pesquisas na internet. A evolução dos smartphones e dos buscadores tornou realidade encontrar a informação que procuramos de maneira rápida e assertiva. Para isso, quase todo mundo tem um smartphone à mão. É o que afirma o IBGE¹, na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios: 92,3% dos brasileiros usam o smartphone como principal meio de conexão com a internet.

Um novo consumidor

Com um smartphone à mão, o consumidor ficou empoderado, tanto para fazer escolhas como para compartilhar experiências. Além disso, com a combinação smartphones + informações, o processo de decisão se tornou muito mais simples e imediatista. Quando pesquisam em seus smartphones, 79% dos usuários esperam encontrar informações rapidamente e 92% gastam mais tempo pesquisando na internet sobre marca ou produto do que em lojas físicas². Em suas pesquisas, o consumidor mostra que possui novas necessidades:

• +248% “Preço e Promo”
• +175% “Review do Produto”
• +304% “Lojas Perto de Mim”
• +252% “Entrega Rápida”
• +150% “Clique e Retire”

Apesar disso, 94% das vendas no Brasil acontecem off-line. Prazo de entrega, política de preços, custo do frete e necessidade imediata ajudam a entender esse comportamento.

Novos recursos que geram negócios

Os consumidores se acostumaram a buscar por algo no momento em que precisam, e não mais com antecedência. Por isso, as marcas que estiverem mais próximas e disponíveis têm mais chances de conquistar esses consumidores. Por esses motivos que o Meu Negócio, uma ferramenta do Google para gerenciar informações de lojas físicas na internet, não para de lançar novidades que aumentam a interação entre usuários e marcas, potencializando a experiência on-line e off-line, gerando oportunidades de negócios.

Como aproveitar e gerenciar esses recursos

Para atender às necessidades dos usuários e das marcas, foi criado o serviço de Local Business Management (LBM), que promove o gerenciamento completo e em tempo real de estabelecimentos físicos no Google Meu Negócio.

Utilizando estratégias de otimização, melhores práticas e recursos da plataforma, o serviço ajuda a ampliar o número de consumidores que passam a encontrar seu negócio nos resultados de busca, além de potencializar a presença digital da sua marca, atingindo resultados como:

• Em 15 dias, crescimento de 340% em “Solicitar Rota” para uma loja.
• Em 30 dias, crescimento de visualizações de uma loja em mais de 1.000%.

Saiba mais sobre o Google Meu Negócio aqui.

- Arthur Costa é especialista de Local Business Management da i-Cherry

Willy Dantas


Formação em Publicidade e Propaganda e Programação Web, carreira desenvolvida atuando como programador e também gerindo equipes de desenvolvimento. Expertise em marketing digital, programação web/app, gestão de dados (ETL), mensuração com foco em performance e gestão de projetos utilizando metodologias ágeis. MBA em Marketing Digital e MBA em Desenvolvimento Mobile. Domínio nas linguagens de programação Python, C, C#, PHP, JavaScript, React, React-Native. Banco de dados SQL, Mysql, PostgreSql e BigQuery. Domínio das ferramantas Google Marketing Platform: Google Analytics 360, Optimize, Google Tag Manager, Data Studio, Display Video 360, Search Ads 360. Na carreira atuou em projetos de empresas de grande expressão nacional e mundial como: TIM, Avon, Samsung, B2W (Americanas.com - Submarino - Shoptime), Ford, FGV, Wine entre outras.

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