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Dados sem cookies de terceiros e gerenciador de anúncios | i-Cherry

Escrito por Aldo Tozzo | 24/07/2023 20:57:44

As empresas estão preparadas para a geração de audiência first party em um universo sem cookies? Existem opções no mercado para esse momento? 

Eis que, em uma reunião discutindo estratégias e plataformas para o cenário sem cookies, um parceiro fala a seguinte frase: "Eu não quero comprar uma Ferrari para deixá-la na garagem!". 

Neste momento, me veio uma questão a respeito dessa afirmação, indagando-me se, em um universo tão mais difundido e robusto como o digital, existem lacunas em relação a determinados produtos e serviços? 

Vamos do começo. Os dados de público primário referem-se a informações coletadas diretamente de seu público ou cliente. Esses dados podem incluir uma variedade de informações, como dados demográficos, interesses, comportamentos e histórico de compras, por exemplo, o que faz com que sejam dados hiper valiosos, já que se tratam das informações mais precisas sobre os clientes e que impactam diretamente nos negócios. 

Tradicionalmente, a coleta desses dados dependia muito do uso de cookies, que são pequenos pedaços de dados armazenados no dispositivo do usuário e usados para rastrear seu comportamento online. No entanto, com o aumento das preocupações com a privacidade e as mudanças nas leis de proteção de dados, o uso de cookies está se tornando cada vez mais restrito. Os cookies de terceiros (que são usados para rastrear usuários em vários sites) estão sendo eliminados pelos principais navegadores. 

Então, o que isso significa para a coleta de dados de público primário? Bem, a boa notícia é que existem formas e recursos onde os dados primários ainda podem ser coletados e usados sem depender de cookies. Depois de extensas conversas com players e parceiros, separei alguns pontos válidos que podem nos ajudar neste cenário. 

  • Inscrições e registros: incentive seu público a se inscrever em newsletters, criar uma conta ou se inscrever em um evento. Isso fornece informações valiosas sobre seus interesses e preferências.
  • Realize pesquisas: pesquisas ou enquetes podem nos falar mais sobre os comportamentos, preferências e opiniões de seu público.
  • Mídias sociais: as mídias sociais deixaram de ser fenômenos sazonais para fazerem parte de nossas vidas. As pessoas compartilham seu dia a dia, suas preferências e reclamações. Dessa forma, as redes podem ser uma ótima fonte de dados primários. Ao analisar as interações de seus seguidores com seu conteúdo, você pode aprender mais sobre seus interesses e comportamentos.
  • Avaliações de atendimento ao cliente: coletar feedback de seus clientes por meio de avaliações e interações de atendimento pode fornecer informações sobre suas necessidades e preferências. Essa solução se aplica não apenas ao ambiente digital. Se você tiver uma presença física como uma loja, por exemplo, poderá coletar dados próprios por meio de interações com seus clientes pessoalmente. 

Todos esses pontos podem ajudar a criar campanhas de marketing personalizadas e mais eficientes, mesmo sem o uso de cookies. No entanto, todas essas estratégias podem ser maximizadas utilizando um gerenciador de anúncios. 

Gerenciador de anúncios, já pensou nessa possibilidade?

Um gerenciador de anúncios é responsável por hospedar, auditar e trazer soluções inteligentes na gestão de peças publicitárias no ambiente digital. Dentre todas essas possibilidades, traz consigo a capacidade de converter o comportamento do usuário em seu site em audiências primárias, se tornando uma excelente solução em um cenário sem cookies. 

Pensando na coleta e armazenamento desses dados de maneira mais prática, um gerenciador de anúncios permite às empresas planejar, executar e acompanhar suas campanhas de marketing, incluindo recursos para criação de anúncios, segmentação de público e métricas de desempenho. Ao usar um gerenciador de campanha, é possível coletar uma grande quantidade de dados. 

Por exemplo, as empresas podem rastrear quantas pessoas clicaram em seus anúncios, quais páginas visitaram e quais ações realizaram em seu site, se leem artigos, pesquisam por produtos ou por assuntos específicos, quais produtos compram e qual a forma de pagamento. São diversas opções que variam de acordo com o seu tipo de negócio e site. Esses dados podem ser usados para entender melhor a jornada do cliente e informar quais as melhores estratégias de marketing.

Diferentemente de ferramentas que monitoram o comportamento do usuário em seu site, um gerenciador de anúncios é capaz de criar audiências com base em variáveis que você pode criar na coleta dos dados, deixando ainda mais rica a sua estrutura de audiência. 

Quais são as vantagens de um gerenciador de anúncios?

Uma das principais vantagens de usar um gerenciador de anúncios, também conhecido no mercado como adserver, é que ele é uma fonte de dados primárias altamente acionável. As empresas podem usar os dados coletados para otimizar suas campanhas em tempo real, fazendo ajustes com base no que está funcionando e no que não está, aumentando a eficácia dos esforços de marketing e resultando não apenas em impacto na construção da mensagem, mas também no negócio da sua empresa, com um ROI mais alto, por exemplo. 

À medida que as empresas continuam a priorizar o marketing orientado a dados, entrando em um cenário sem cookies, o adserver é indispensável como uma fonte de dados primárias. Portanto, para não deixar sua Ferrari na garagem, é necessário entender como empresa quais as soluções disponíveis para maximizar o seu alcance e atingir o seu cliente de maneira mais assertiva, quer sejam estratégias para ouvir e interagir com os seus clientes, como em mídias sociais, até o uso de gerenciador de anúncios para compreender o comportamento do usuário no seu site, convertendo em audiências primárias. Caso contrário, seu produto ou ideia vai acabar ficando estacionado na garagem. 

 

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