As empresas estão preparadas para a geração de audiência first party em um universo sem cookies? Existem opções no mercado para esse momento?
Eis que, em uma reunião discutindo estratégias e plataformas para o cenário sem cookies, um parceiro fala a seguinte frase: "Eu não quero comprar uma Ferrari para deixá-la na garagem!".
Neste momento, me veio uma questão a respeito dessa afirmação, indagando-me se, em um universo tão mais difundido e robusto como o digital, existem lacunas em relação a determinados produtos e serviços?
Vamos do começo. Os dados de público primário referem-se a informações coletadas diretamente de seu público ou cliente. Esses dados podem incluir uma variedade de informações, como dados demográficos, interesses, comportamentos e histórico de compras, por exemplo, o que faz com que sejam dados hiper valiosos, já que se tratam das informações mais precisas sobre os clientes e que impactam diretamente nos negócios.
Tradicionalmente, a coleta desses dados dependia muito do uso de cookies, que são pequenos pedaços de dados armazenados no dispositivo do usuário e usados para rastrear seu comportamento online. No entanto, com o aumento das preocupações com a privacidade e as mudanças nas leis de proteção de dados, o uso de cookies está se tornando cada vez mais restrito. Os cookies de terceiros (que são usados para rastrear usuários em vários sites) estão sendo eliminados pelos principais navegadores.
Então, o que isso significa para a coleta de dados de público primário? Bem, a boa notícia é que existem formas e recursos onde os dados primários ainda podem ser coletados e usados sem depender de cookies. Depois de extensas conversas com players e parceiros, separei alguns pontos válidos que podem nos ajudar neste cenário.
Todos esses pontos podem ajudar a criar campanhas de marketing personalizadas e mais eficientes, mesmo sem o uso de cookies. No entanto, todas essas estratégias podem ser maximizadas utilizando um gerenciador de anúncios.
Um gerenciador de anúncios é responsável por hospedar, auditar e trazer soluções inteligentes na gestão de peças publicitárias no ambiente digital. Dentre todas essas possibilidades, traz consigo a capacidade de converter o comportamento do usuário em seu site em audiências primárias, se tornando uma excelente solução em um cenário sem cookies.
Pensando na coleta e armazenamento desses dados de maneira mais prática, um gerenciador de anúncios permite às empresas planejar, executar e acompanhar suas campanhas de marketing, incluindo recursos para criação de anúncios, segmentação de público e métricas de desempenho. Ao usar um gerenciador de campanha, é possível coletar uma grande quantidade de dados.
Por exemplo, as empresas podem rastrear quantas pessoas clicaram em seus anúncios, quais páginas visitaram e quais ações realizaram em seu site, se leem artigos, pesquisam por produtos ou por assuntos específicos, quais produtos compram e qual a forma de pagamento. São diversas opções que variam de acordo com o seu tipo de negócio e site. Esses dados podem ser usados para entender melhor a jornada do cliente e informar quais as melhores estratégias de marketing.
Diferentemente de ferramentas que monitoram o comportamento do usuário em seu site, um gerenciador de anúncios é capaz de criar audiências com base em variáveis que você pode criar na coleta dos dados, deixando ainda mais rica a sua estrutura de audiência.
Uma das principais vantagens de usar um gerenciador de anúncios, também conhecido no mercado como adserver, é que ele é uma fonte de dados primárias altamente acionável. As empresas podem usar os dados coletados para otimizar suas campanhas em tempo real, fazendo ajustes com base no que está funcionando e no que não está, aumentando a eficácia dos esforços de marketing e resultando não apenas em impacto na construção da mensagem, mas também no negócio da sua empresa, com um ROI mais alto, por exemplo.
À medida que as empresas continuam a priorizar o marketing orientado a dados, entrando em um cenário sem cookies, o adserver é indispensável como uma fonte de dados primárias. Portanto, para não deixar sua Ferrari na garagem, é necessário entender como empresa quais as soluções disponíveis para maximizar o seu alcance e atingir o seu cliente de maneira mais assertiva, quer sejam estratégias para ouvir e interagir com os seus clientes, como em mídias sociais, até o uso de gerenciador de anúncios para compreender o comportamento do usuário no seu site, convertendo em audiências primárias. Caso contrário, seu produto ou ideia vai acabar ficando estacionado na garagem.
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