Criatividade e Dados: DCO para aumentar sua rentabilidade.

Aldo Tozzo

26 Abril 2023
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O ano de 2023 trouxe consigo um cenário desafiador para o mercado, impactando a rentabilidade das operações e exigindo adaptações em diversos setores. Dentro desse cenário, vemos as marcas buscando aumentar a rentabilidade de suas operações e com isso desafios de operação e comunicação com seus consumidores. Em um momento tão complexo, como podemos entender e melhorar esses dois pontos? A resposta provavelmente não estará em um único elemento. Uma solução cada vez mais explorada pelas marcas é a personalização e aproximação com os usuários, visando criar laços e identificação.  

Criação e dados 

Quando falamos no âmbito da personalização do conteúdo, saímos de um contexto no passado onde a criatividade era frequentemente vista como um processo puramente subjetivo, impulsionado pela intuição, pelo talento artístico e partirmos para o surgimento de big data e análises avançadas, ficando cada vez mais claro que as abordagens baseadas em dados podem desempenhar um papel significativo nos processos criativos, permitindo que as empresas tomem decisões mais informadas e eficientes.  
Entretanto a criação orientada por dados tem seus desafios, sendo importante que os dados usados sejam precisos e relevantes. Se os dados forem falhos ou incompletos, isso pode levar a insights incorretos e decisões erradas. Outro desafio é equilibrar a necessidade de dados com a necessidade de criatividade. Dessa forma, é fundamental que a criatividade e intuição continuem sendo componentes essenciais do processo, complementados pelos dados. 

DCO, o que é? 

A entrega de criativos através do processo de DCO (otimização dinâmica de criativos) em que os dados são a base da estratégia e performance da campanha. O DCO usa algoritmos para analisar os dados de desempenho do anúncio e otimizar os elementos do anúncio para melhorar a performance. Os anunciantes podem testar e otimizar os elementos do anúncio em tempo real, permitindo que tomem decisões baseadas em dados sobre quais variações do anúncio são mais eficazes. O principal objetivo do DCO é fornecer conteúdo de anúncio mais relevante e personalizado aos usuários, o que leva a um maior engajamento e taxas de conversão. Ao usar o DCO, os anunciantes podem criar uma ampla gama de variações de anúncios que podem ser veiculadas com base nos dados demográficos, interesses e comportamentos do usuário. Esse nível de personalização pode aumentar a relevância do conteúdo do anúncio, resultando em taxas de engajamento mais altas e melhores métricas de desempenho. Tudo isso atrelado a ideia principal da campanha e sem deixar de lado os aspectos criativos.  

Para ter análises preditivas, criativos alinhados e gerar usuários mais conectados com a marca, é fundamental prestar atenção aos dados, visando uma estrutura mais rentável, personalizada e conectada.  

 

A dica é: A criatividade e a intuição continuam sendo essenciais, mas a personalização de conteúdo baseada em dados pode potencializar os resultados das marcas. 

Aldo Tozzo


Gerente de Adtech e Criação na I-Cherry, passou por clientes como Coca Cola, Nissan, Bradesco, Americanas e muitos outros setores. Atua com uma criação data driven e um setor de adtech com especialistas em plataformas de marketing como Google Marketing Platform.

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