Para cuidar da pele, as pessoas têm procurado produtos cada vez mais específicos de acordo suas necessidades e preferências: séruns para tratamento de manchas, hidratantes para pele sensível, ácidos que suavizam linhas de expressão e por aí vai.
A grande variedade de ofertas e o acesso à informação contribuem para que os consumidores busquem por produtos mais completos, inclusive na hora de escolher itens que já fazem parte da rotina, como o protetor solar.
Para marcas dos segmentos de Beleza e Saúde, isso significa (e não é novidade) que a busca por informação é uma etapa importantíssima da jornada de compra do usuário – e que ignorar essa demanda é renunciar a uma oportunidade valiosa de exposição e reconhecimento de marca.
Neste report, destacamos as principais mudanças no comportamento de buscas na internet relacionadas a protetores solares ao longo dos últimos anos – uma oportunidade de análise que surgiu a partir do acompanhamento do mercado e do crescente interesse dos usuários pelo tema.
Vamos lá?
1. As pessoas estão pesquisando mais
Em 2023, se consideramos os sete primeiros meses do ano contra o mesmo período de 2022, vemos um crescimento de +36% YoY (de 5.2M para 7.1M), ou seja, um percentual ainda maior do que o registrado nos últimos anos (comparando 2020 versus 2021 e 2021 versus 2022).
2. As etapas da rotina de skincare importam
Entre 2020 e 2022, as buscas pela ordem correta de aplicação do protetor solar em relação a hidratantes, séruns e maquiagens cresceram +49% (de 89k para 162k).
Em 2023, até o mês de julho, já são +85% pesquisas em relação ao mesmo período do ano passado.
3. Cada pele, um protetor diferente
Entre as pesquisas, há uma crescente busca por produtos específicos para cada tipo de pele, acionados por meio de dúvidas ou da demanda pelas melhores ofertas.
De 2020 a 2022, a categoria de protetores solares para pele oleosa é a que mais se destaca nas pesquisas específicas, com um aumento de +24% no volume anual durante o período (de 537k para 647k).
4. Os mais queridinhos
Outra intenção de busca identificada ao longo da análise foi de formatos e tipos de protetor solar: líquido, em bastão, spray e até em cápsula. Em 2020, cerca de 91,9% das buscas totais não especificavam um formato.
Em 2022, esse número caiu para 90,1%. Ou seja: o share de pesquisas que especificam um “tipo” vem aumentando junto com o número total de buscas anuais.
* Comparativo de buscas anuais 2020 x 2022
Lembrando que protetores em pó e bastão são indicados principalmente para o rosto, enquanto spray pode ser utilizado no corpo também, então o volume de busca pode, inclusive, nos dar pistas das preferências de uso dos produtos (rosto x corpo).
Ah, e por falar no protetor solar em cápsula (ou comprimido), cabe destacar: apesar do formato não estar entre os favoritos, há uma tendência de crescimento de +35% entre 2020 e 2022. Com dados parciais de 2023 contra o mesmo período do ano passado, o aumento é de +28% no interesse.
5. De olho na composição
Além da busca pelo protetor ideal para cada tipo dele, alguns ativos entraram para a lista de pesquisas em crescimento. A demanda ainda é pequena se comparada às demais intenções de pesquisa, porém, está em ascensão e vale ser monitorada. Nesses casos, a exigência vai muito além do fator de proteção: ativos que pertencem à classe do tratamento facial e corporal ou que podem prejudicar a pele, como:
6. Fator de proteção importa?
Apesar do fator de proteção ser um critério muito importante na hora de escolher um protetor solar, a maior parte das pesquisas são feitas sem nenhuma especificação sobre o tema.
Em 2020, das mais de 7 milhões de buscas por “protetor solar”, apenas 5,75% continham termos como “fps” e variações, que indicavam a intenção de encontrar produtos com um fator pré-definido. Em 2022, a divisão foi muito parecida: apenas 5,83% das mais de 10.9M buscas anuais.
Assim como os primers, também há protetores solares com ou sem cor – e, apesar da maior parte das buscas não especificar uma preferência, também há um aumento de interesse considerável nas pesquisas por produtos com cor.
Entre 2020 e 2022, houve um aumento de +54% nas buscas por esse tipo de produto (de 411k para 733k). Já em 2023, com dados parciais, vemos mais de 501k pesquisas nesse formato (um aumento de +46% em relação ao mesmo período de 2022).
Conclusões insights de SEO